A Série B da 2.ª Divisão Distrital termina este domingo, colocando frente a frente duas equipas do Concelho de Ourém. CCD Caxarias e CD Vilarense batem-se em duelo. Há derby no Campo da Chã e nós lembramos (quase) tudo o que deve saber sobre a temporada destas duas equipas.
Não há volta a dar… Por muito que nos custe lembrar e escrever, a época não correu de feição, nem ao Caxarias, nem ao Vilarense, os últimos classificados da prova. Ainda assim, há atenuantes: tanto um como outro viveram uma temporada sem precedentes, sabendo à partida que dificilmente seriam tão felizes quanto desejariam…
Tanto Caxarias como Vilarense apostaram na juventude para compor o plantel desta temporada. Os homens da casa mudaram de estratégia em relação a anos anteriores, enquanto os visitantes só reativaram o futebol sénior no início desta época, depois de vários anos exclusivamente dedicados aos escalões de formação.
O Caxarias chega à última jornada com apenas 1 vitória e 2 empates, contra 12 derrotas. Pior, só mesmo o Vilarense, que nunca ganhou e até consentiu o único triunfo ao adversário desta tarde. O melhor que os azuis e brancos conseguiram foram dois empates em 15 jornadas.
Na 1.ª volta, o Caxarias ganhou o derby em pleno Estádio do Operário: 2-0, com golos de Luís Lopes e Ludovic, num par de minutos, ainda na 1.ª parte. O primeiro, aos 19’; o segundo, aos 21’.
Estarão frente a frente os piores ataques e as piores defesas da Série B… Ainda assim, está melhor o Caxarias: 13 golos marcados e “apenas” 40 sofridos, contra 12 apontados e 44 encaixados pelo Vilarense.
Entre os homens da casa, o defesa Pedro Alves e o médio Maniche são os únicos que disputaram as 15 jornadas da prova, como titulares e/ou suplentes utilizados.
Nas contas visitantes, não há totalistas no campeonato. Diogo Prudêncio, Xavier e Ricardo Ferreira são os mais utilizados na prova, todos com 13 jogos em 15 possíveis.
O CCD Caxarias é treinado por Nuno Rodrigues, jovem treinador oureense que chegou a acumular o cargo com o de treinador da ADC Vale Travesso, no Campeonato Distrital de futsal, durante boa parte desta época.
Depois da saída de Paulo Conde, o Vilarense entregou o comando técnico ao jovem Valter Calafate, até então responsável pelos escalões de formação.
O Caxarias já não pode subir na classificação, uma vez que soma 10 pontos a menos que o União de Tomar ‘B’. Se empatar no derby, mantém o 8.º lugar. Se perder, fica em igualdade pontual com o Vilarense.
Em caso de vitória na Chã, o Vilarense pode entregar a lanterna vermelha ao Caxarias, mas só se vencer por três golos de diferença…
O derby entre Caxarias e Vilarense tem início às 16 horas e será ajuizado pelo experiente Pedro Ferreira, árbitro que terá como assistentes João Rodrigues e Rui Pinheiro Ferreira.