Filipe Oliveira é vice-campeão nacional de Masters 35

O fatimense Filipe Oliveira concluiu os Campeonatos Nacionais de Estrada de Masters e Elites Amadores no 2.º lugar escalão Master 35, tornando-se vice-campeão nacional da categoria, em representação da Casa do Benfica de Almodôvar. A tirada rolou na região do Bombarral, no passado domingo, 21 de junho.

Disputada ao longo de 122,4 quilómetros, a prova reuniu alguns dos melhores ciclistas nacionais da categoria. Filipe Oliveira integrou durante grande parte da corrida o grupo da frente e chegou à fase decisiva entre os candidatos aos primeiros lugares, fechando no 2.º lugar, a 2 minutos e 33 segundos do vencedor, Diogo Silva (Domuswood / AD Portomosense), vencedor com 3h29m05s.

Apesar do resultado alcançado, Filipe não escondeu alguma frustração, assumindo que o percurso se ajustava às suas características e que as expectativas eram mais elevadas, para uma prova que contou com 20 corredores na linha de partida e apenas 11 na chegada.

2026.06.21-ciclismo-Filipe-Oliveira-Nacionais-Masters-3 Filipe Oliveira é vice-campeão nacional de Masters 35

“Foi dos Nacionais dos últimos anos que mais se encaixavam nas minhas características. Em momento algum achei a prova difícil, passei sempre as dificuldades no grupo da frente e estava a gerir para fazer a diferença na última volta. Mas um erro de alimentação na reta final fez com que as pernas agarrassem e perdesse o grupo da frente. Claro que estes erros pagam-se caro”, explicou.

Filipe Oliveira recusou procurar justificações externas para o desfecho da corrida e assumiu a responsabilidade por não ter alcançado o título de campeão nacional.

2026.06.21-ciclismo-Filipe-Oliveira-Nacionais-Masters-4 Filipe Oliveira é vice-campeão nacional de Masters 35

“Por respeito a todos os meus adversários, não foram os outros que estiveram bem porque chegaram onde normalmente costumam chegar; fui eu que estive mal, porque não cheguei onde normalmente devia chegar, que é com os elites. Agora é engolir o sapo, saber aceitar, saber perder e siga para a próxima”, afirmou.

A prestação confirma, ainda assim, a presença regular do ciclista fatimense entre os principais nomes do pelotão master nacional, numa temporada em que continua a competir ao mais alto nível do ciclismo amador português.

Partilhar
derbydeourem
derbydeourem

Jornal local e regional, especializado em informação desportiva do Concelho de Ourém.

Artigos: 2872