O Atlético Ouriense já conhece os adversários a defrontar na Série Sul do Campeonato Nacional de futebol feminino e também já tem calendário definido para a primeira metade da temporada.
A turma de Isabel Osório vai bater-se com Benfica ‘B’, Guia, Pastéis da Bola, Sporting ‘B’, Futebol Benfica, Amora e Cadima, precisamente por esta ordem, entre 14 de setembro e 16 de novembro. Ao longo destes dois meses, joga-se a 1.ª Fase da 2.ª Nacional, num campeonato a uma só volta.
O Atlético estreia-se em casa, recebendo o Benfica ‘B’, formação que participou no jogo de apresentação das ourienses nas últimas duas temporadas. O Futebol Benfica, treinado pelo oureense João Gonçalves, recebe o Pastéis da Bola na 1.ª jornada e o Atlético na 5.ª e antepenúltima.
As 16 equipas inscritas foram divididas geograficamente, entre Série Sul e Série Norte. Os quatro primeiros classificados das duas séries apuram-se para a Fase de Subida; os quatro últimos vão disputar a Fase de Manutenção / Descida.
Recém-despromovido à 2.ª Nacional, depois de seis temporadas consecutivas na Liga BPI, o Atlético terá como objetivo qualificar-se para a Fase de Subida, garantindo desde logo a manutenção neste escalão.
Na temporada 2024/24, apenas duas equipas podem subir à 1.ª Nacional: o campeão da 2.ª Divisão sobe garantidamente; o 2.º classificado da Fase de Subida vai disputar o famoso playoff da Liga BPI, tendo pela frente o penúltimo classificado do escalão máximo.
Quanto à Fase de Manutenção / Descida… não será pera-doce: os últimos quatro classificados descem à 3.ª Nacional, sem apelo, nem agravo. O 3.º e 4.º vão ter de disputar um playoff com equipas da 3.ª Divisão. Simplificando: só o 1.º e o 2.º classificado desta Fase de Manutenção / Descida garantem a permanência no final da temporada.