Ourém nunca se viu noutra. A chegada da 2.ª etapa da 72.ª edição da Volta a Espanha não desiludiu: milhares de pessoas nas estradas dos Concelho e uma verdadeira multidão concentrada junto à meta para saudar o pelotão da Vuelta.

“A La Vuelta foi o pretexto para cerca de 50 mil pessoas se juntarem em Ourém”, estimou a Câmara Municipal de Ourém, numa nota publicada nas redes sociais. A previsão reforça o impacto deste acontecimento, transmitido em direto para 190 países, com uma audiência estimada de 500 milhões de pessoas em todo o Mundo, de acordo com os dados fornecidos pela organização.

Cinquenta mil pessoas nas ruas de Ourém é um número superior ao da população do Concelho (44 756, segundo os Censos 2021). A estimativa vincada pela autarquia também reflete a dimensão deste evento e a sua capacidade de atrair visitantes às regiões por onde passa.

Tal como o Derby noticiou, uma etapa da Volta a Espanha também tem repercussão na economia local. Segundo a empresa promotora desta incursão da Vuelta por Portugal, espera-se um retorno direto na ordem dos 500 mil euros por dia, em gastos aplicados em comércio, hotelaria e restauração.

O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) foi o grande vencedor, consagrado em Ourém após uma vitória ao sprint,  depois de bater o belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), especialista que não ganhou esta 2.ª etapa mas sempre subiu ao 1.º lugar da classificação geral individual.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *