Os oureenses Alexandre Gonçalves e Filipe Oliveira com Dimas Mota a fechar o pódio
Volta que é Volta inclui a histórica… ‘Etapa da Volta’, uma prova destinada a corredores amadores, aproveitando a folga do pelotão da Volta a Portugal em Bicicleta. A edição deste ano não foi exceção, levando mais de meio milhar de ciclistas numa tirada com partida e chegada na Cidade da Guarda.
E o grande vencedor foi… um oureense. Nada mais, nada menos que Alexandre Gonçalves, ‘Atleta Revelação do Ano’ para o Município de Ourém, em mais um brilharete sobre rodas, desta vez com a camisola da Osteofil Cycling Team, formação fatimense criada por Filipe Oliveira, corredor inscrito pelos alentejanos da Casa do Benfica em Almodôvar.
Apaixonado pelo ciclismo de estrada, Alexandre Gonçalves é natural de Outeiro das Matas e tem protagonizado bons resultados também no BTT, disciplina na qual representa o BTT Clube de Seia. Filipe Oliveira é natural de Fátima e tem todo um currículo no ciclismo de estrada: no ano passado, por exemplo, venceu a Volta ao Concelho de Almodôvar.
Alex rolou os 85 quilómetros em 3 horas, 8 minutos e 30 segundos, vencendo a ‘Etapa da Volta’ com 3 segundos de avanço sobre Filipe Oliveira… e muito fair play entre ambos.
A 17.ª edição da ‘Etapa da Volta’ contou com mais de 800 corredores à partida e apenas 496 na meta final. Entre os finalistas, estavam vários oureenses, como Ricardo Neves (62.º), em representação da BoopIT Bike Team, Viviano Inácio (71.º) e Bruno Marques (73.º), ambos a rolar pelo Grupetto Per Caso, e Tiago Alves (72.º), a pedalar pelo Serra D’Aire Trail Team.
A Volta a Portugal em bicicleta termina no próximo domingo, 4 de agosto, com a realização da 10.ª etapa desta 85.ª edição, um contrarrelógio de 26,6 quilómetros para rolar em Viseu.
A propósito de ciclismo, nunca é de mais recordar que a próxima edição da Volta a Espanha inclui uma passagem pelo território oureense: será a 18 de agosto, com meta final instalada junto ao Centro de Saúde de Ourém.