O Clube Desportivo de Espite revalidou o título de Campeão Regional de Trail Longo, atribuído pela Associação de Atletismo de Santarém, na sequência da prova-final do Campeonato Regional da disciplina, realizada precisamente no âmbito da 4.ª edição do The Amazing Espite Trail, no último domingo.
A ‘correr em casa’, o CDE venceu a classificação coletiva deste Campeonato Regional de Trail Longo, graças aos desempenhos de José Alves, grande vencedor da distância, Pedro Calisto (2.º da geral) e Sara Pedrosa (20.ª da geral).
Foi a segunda conquista consecutiva do Clube Desportivo de Espite a este nível, já que este emblema oureense também tinha protagonizado esta proeza na temporada passada.
Apesar da vitória no Campeonato Regional de Trail Longo, os oureenses não venceram nenhuma das classificações coletivas nos 31k do The Amazing Espite Trail, por força da multiplicidade de regulamentos e da diferença de critérios aplicados entre provas e circuitos organizados por Associação de Trail Running de Portugal, Federação Portuguesa de Atletismo e diversas associações regionais.
Simplificando: o Clube Desportivo de Espite sagrou-se (bi)campeão regional de trail longo, aos olhos da Associação de Atletismo de Santarém, cujos regulamentos consagram classificações coletivas mistas, não distinguindo participantes pelo género.
Pelo contrário, o The Amazing Espite Trail, como muitas outras provas e circuitos, consagrou equipas masculinas e equipas femininas: Piranhas do Alqueva (masculino) e Casa do Benfica em Abrantes (feminino) venceram as respetivas classificações coletivas.
No sector masculino, o Clube Desportivo de Espite não conseguiu fechar classificação, sobretudo por culpa do abandono de Roberto Baião (lesionado), já que José Alves e Pedro Calisto encabeçaram a geral individual. No sector feminino, as Amazing Girls do CDE foram condicionadas pela condição de Filipa Gameiro, a ‘vassoura’ da prova feminina. Ainda assim, deu para o 2.º lugar coletivo, graças aos desempenhos de Sara Pedrosa (2.ª classificada), Patrícia Carreira (4.ª) e Filipa Gameiro (38.ª e última).
Ainda a propósito de classificações coletivas, destaque para o 4.º lugar do Fátima Trail Team entre as 11 formações masculinas que conseguiram constar desta tabela. António Almeida (4.º), Ricardo Henriques (11.º) e Miguel Bértolo (41.º) assumiram a classificação da única equipa oureense presente nesta lista.