O Juventude Ouriense foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol enquanto Centro Básico de Formação, no âmbito do processo de certificação das Entidades Formadoras, referente à temporada 2023/24.
É a primeira vez que o Juventude Ouriense alcança este estatuto, apenas acessível aos clubes que apostam na formação de jovens praticantes, conseguindo preencher os requisitos exigidos pelo regulamento que sustenta este processo.
“A formação é e continuará a ser um dos pilares centrais do nosso projeto, estando previsto o crescimento do número de equipas juvenis a partir de 2024/25”, anunciou o Juventude Ouriense, numa nota publicada no seu site oficial.
Na temporada 2023/24, o Juventude Ouriense retomou a aposta nos escalões formação, lançado uma equipa de iniciados em competição no Campeonato Distrital da categoria.
O Processo de Certificação implementado pela FPF tem como objetivo avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a praticantes até aos 19 anos, independentemente do seu contexto competitivo.
As candidaturas obedecem a requisitos como registo na plataforma, elaboração de autoavaliação, relatórios preliminares e relatórios finais a enviar para as entidades, incluindo visitas técnicas ao clube.
A certificação é também um processo contínuo, de análise e avaliação renovável a cada temporada. O processo inerente a 2024/25 tem início a 1 de setembro, estando prevista para 26 de maio do próximo ano a publicação da lista Final de Entidades Certificadas.
No que concerne a 2023/24 fica o registo histórico: pela primeira vez, o Juventude Ouriense alcança o estatuto de Centro Básico de Formação, sendo mesmo o único clube do Concelho de Ourém a este nível, no que toca ao futsal.