Uma freguesia, um torneio, cinco localidades representadas por outros tantos clubes e um troféu com história. O VelhOurém volta a jogar-se já no próximo domingo, novamente em Vilar dos Prazeres, com o Campo do Operário como palco daquela que será a 26.ª edição de um convívio desportivo enraizado na história da Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias e do próprio Concelho de Ourém.
Bairro, Caneiro, Lagoa do Furadouro, Vale do Porto e Vilar dos Prazeres são as terras representadas na edição deste ano, respetivamente por Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo Bairrense, Centro de Cultura e Recreio do Caneiro, Associação Cultural e Recreativa Lagoense, Associação Cultural e Recreativa do Vale do Porto e Clube Desportivo Vilarense.
O regulamento mantém o respeito pela tradição: há um limite de 19 convocados por equipa, sendo que apenas 2 elementos podem ser naturais de uma localidade que não corresponda àquela em que o clube está sediado.
A edição deste ano joga-se entre cinco formações, na vertente de Futebol 9 e em modo campeonato, num sistema todos contra todos para consagrar o vencedor a formação que registar mais pontos no final do torneio.
Alveijar, Outeiro das Matas e Sobral são exemplos de localidades representadas em edições anteriores, mas que este ano não marcam presença no VelhOurém, torneio que tem no Bairrense o seu vencedor em título.
A edição de 2024 conta com organização a cargo do Clube Desportivo Vilarense, contando com o apoio do Município de Ourém e da Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias. O pontapé de saída está agendado para as 9 horas deste domingo e a ação estende-se até ao início da noite, com 10 desafios no cardápio.