Derrotado pelo Pego, em pleno Campo do Operário, o Vilarense ficou sem matemática para entrar no Apuramento do Campeão, saindo da luta pelo 2.º lugar quando ainda há uma jornada por disputar.
Com golos de Fábio Santos (70’) e Tiago Machete (90’), o Pego venceu em Vilar dos Prazeres e deu um passo de gigante rumo à fase decisiva, sobretudo porque na última jornada vai receber o Abrantes e Benfica ‘B’, que soma por… derrotas todos os jogos disputados.
Apenas uma equipa pode tirar o Pego do Apuramento do Campeão: o Caxarias somou a quinta vitória consecutiva ao vencer na Ortiga, mas precisa de uma conjugação improvável para chegar ao 2.º lugar: tem de derrotar uma equipa que nunca perdeu e esperar que o adversário direto perca ou empate contra uma formação que nunca pontuou. Se empatarem, os ourienses passam se o Pego perder.
O emblema da Chã é agora o 3.º classificado, com 23 pontos contra 24 do Pego. Os ourienses até têm vantagem no confronto direto, mas precisam mesmo que o Abrantes e Benfica ‘B’ faça… o que nunca fez: pontuar.
O Caxarias entra no Apuramento do Campeão se…
– ganhar ao Tramagal e o Pego empatar ou perder com o Abrantes e Benfica ‘B’
– se empatar com o Tramagal e o Pego perder com o Abrantes e Benfica ‘B’.
O Caxarias recebe o Tramagal, há muito apurado e com o 1.º lugar garantido. O líder da Série C só tropeçou em Vilar dos Prazeres (0-0), mas a turma de Telmo Ferreira entra na última ronda moralizada pela série vitoriosa e empenhada em fechar com chave de ouro.
A última jornada da Série Sul da 2.ª Distrital está agendada para 10 de março. Cinco das seis equipas que vão disputar o Apuramento do Campeão, já são conhecidas: Marinhais e Glória estão apurados pela Série A; Entroncamento e Alpiarça passam pela Série B; o Tramagal venceu a Série C e será acompanhado por Pego ou Caxarias.
Além de consagrar o vencedor do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, o Apuramento do Campeão também vai estabelecer as três equipas que sobem à 1.ª Distrital.