Clube Desportivo Vilarense e Centro de Cultura e Desporto de Caxarias abrem 2024, dobrando o calendário com um Derby de Ourém a marcar também o início da 2.ª volta da Série C do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão.
O duelo entre estes dois emblemas oureenses tem lugar em Vilar dos Prazeres, no próximo domingo, dia 7 de janeiro, pelas 15 horas. E a ali começa a definir-se o futuro das duas equipas nas competições da Associação de Futebol de Santarém. Isto porque, apesar de haver ainda seis jornadas para jogar para lá deste derby, a malha da qualificação para o Apuramento do Campeão começa a apertar…
Sobretudo porque esta Série C tem vindo a ser dominada pelo Tramagal Sport União, líder incondicional da prova, com 21 pontos, fruto das vitórias conquistadas em todos os jogos realizados. O emblema da borboleta voa já com 11 pontos de avanço sobre o 3.º classificado, estando praticamente garantindo no Apuramento do Campeão.
Sendo que apenas os dois primeiros garantem presença no Apuramento do Campeão, sobra apenas um lugar. E é por ele que lutam Ortiga (14 pontos), Pego (12), Vilarense (11), Alferrarede (11) e Caxarias (8). As equipas B de Ferreira do Zêzere (3 pontos) e Abrantes e Benfica (0), estão fora desta discussão.
Por tudo isto e também pela carga emocional inerente a um Derby de Ourém, o embate entre Vilarense e Caxarias, pode mesmo ser decisivo para as contas finais de cada um destes emblemas na Série Sul da 2.ª Nacional.
A presença no Apuramento do Campeão é um objetivo assumido de parte a parte. É neste patamar competitivo que os dois primeiros classificados de cada uma das três séries, vão lutar por três lugares de acesso ao Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.