União não consegue derrubar muralha Feirense e fecha 2023 com empate caseiro

União de Leiria e Feirense não se defrontavam desde 2012, época que curiosamente ditou a descida das duas equipas ao escalão secundário do futebol português.

No rescaldo de um empate caseiro frente ao Paços de Ferreira, a formação de Vasco Botelho da Costa entrava em campo com o objetivo de fechar o ano com uma vitória que fizesse ascender a equipa aos lugares cimeiros. Para tal, fez três mudanças no onze titular com as entradas de Bura, Diogo Amado e Arsénio para os lugares de Marco Baixinho, Cuca e Sérgio Ribeiro.

O Feirense inaugurou o marcador aos 9 minutos, praticamente no seu primeiro lance de perigo. Numa jogada rápida pela esquerda, Dudu Hatamoto assiste João Castro que consegue ser mais rápido que toda a defesa do Lis e, na cara de Kieszek, a não falhar.

Os leirienses reagiram bem ao golo sofrido e 2 minutos depois Jair teve nos pés o empate, após uma erro escandaloso do guardião do Feirense. Frente a frente com João Costa, o avançado brasileiro não teve sangue frio suficiente para fazer o golo.

Os unionistas cresciam cada vez mais no jogo e aos 12 minutos, Valdir ficou muito perto de igualar o marcador com um remate tenso dentro da área a passar não muito longe da baliza do Feirense.

O golo da União surgiu aos 21 minutos, numa jogada de insistência à entrada da área. Arsénio remata contra um adversário com a bola a sobrar para Leando Silva que, de fora da área, atira forte e colocado, junto ao poste direito da baliza do Feirense.

O golo do empate embalou a formação da casa que, subindo as suas linhas, dominava cada vez mais a partida e impedia os visitantes de criar perigo. Jair era a referência na frente mas aos 37 minutos foi o central Vasco Oliveira a subir à área e a ficar a milímetros de marcar de cabeça, após cruzamento pela esquerda de Empis.

A 1.ª parte termina com uma grande oportunidade de golo com Valdir que, depois de fugir pela direita, assiste Jair que remata forte de pé direito fazendo balançar a rede, mas pelo lado de fora.

A 2.ª parte foi de continuidade na atitude ofensiva da União, com Jair a esticar o jogo na frente e a surpreender, por várias vezes, a defesa visitante. Na sequência de um canto, após confusão na área, a bola sobra para o inevitável Jair que permite uma extraordinária defesa a João Costa.

O Feirense sentia muitas dificuldades para sair a jogar. As linhas subidas da União de Leiria anulavam os criativos visitante e numa transição rápida da esquerda para a direita, aos 58 minutos, Jair assiste Lucho Vega que remata colocado para defesa apertada de João Costa para canto.

À medida que o jogo se aproximava do fim, a União de Leiria começava a acusar algum desgaste, perdendo gradualmente mobilidade na frente e músculo no meio campo, facto que levou aos 68 minutos, Vasco Botelho da Costa a refrescar a frente com as entradas de Ouattara e Leandro Antunes para os lugares de Lucho Vega e Arsénio.

Na resposta, Ricardo Sousa esgota as alterações e consegue estancar a avalanche ofensiva do Leiria que não recuperara o fulgor ofensivo, fazendo antever o empate, num jogo cada vez mais disputado a meio campo.

Aos 80 minutos Empis sai para a entrada de caca e Valdir rende Sérgio Ribeiro, que tinha sido titular na última partida frente ao Paços de Ferreira.

Foi nas bolas paradas que a União de Leiria levou mais perigo à área do Feirense, com a Jair a cabecear para uma grande defesa de João Costa, aos 82 minutos.

Vasco Botelho da Costa esgota as substituições com Leandro Silva a dar lugar a Cuca. O jogo entrava numa toada de ataque e resposta com um futebol menos trabalhado e mais partido, a solicitar a velocidade dos homens da frente, de cada uma das equipa.

Até ao fim, o placar não se alterou e a turma do Lis fecha o ano com uma exibição desinspirada e um empate caseiro frente ao Feirense, num fim de tarde com 5017 espectadores no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, palco de uma sentida homenagem antes do apito inicial, altura em que se cumpriu um minuto de silêncio em memória de Luís Armando, sócio-fundador da União Desportiva de Leiria

Com este resultado, os leirienses mantém o 9.º lugar na tabela com 19 pontos, somando o 5.° empate e o terceiro jogo consecutivo sem ganhar.

 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias