União de Leiria reencontra o rumo das vitórias a oeste

Após três jornadas sem vencer, a União de Leiria registou um triunfo crucial para
se manter em zona segura. Lucho Vega fez o golo da vitória

A União de Leiria não ganhava há três jornadas e depois do desaire frente ao Vilaverdense entrava em campo com os olhos postos nos 3 pontos e determinada em contrariar a tendência recente de derrotas.

Com o Torreense pela frente e perante mais uma excelente assistência de 7415 adeptos no Magalhães Pessoa, Vasco Botelho da Costa implementou uma pequena revolução no 11 inicial com cinco alterações face à equipa que jogou em Penafiel.

Kaká, Bura, Ângelo Marques, Leandro Silva e Diogo Amado davam lugar a Vasco Oliveira, Lystsov, Sérgio Ribeiro, Lucho Vega e Cuca.

Com duas equipas a jogar em sistemas táticos idênticos, com defesas a três e um meio campo muito sólido, a partida não teve praticamente oportunidades de golo na primeira meia hora.

A União de Leiria construía com critério, a partir de trás, com os médios a solicitar a velocidade dos homens da frente, preferencialmente pelo corredor esquerdo com Jair e Empis.

E foi precisamente numa dessas incursões pela esquerda que ao minuto 28, Pedro Empis, após jogada de insistência, cruza de pé direito para Lucho que aparece sem marcação e de cabeça inaugura o marcador no Magalhães Pessoa.

O golo fez desbloquear a partida e as equipas passaram a chegar com maior verticalidade às áreas contrárias. A equipa do Lis subiu as suas linhas e começou a pressionar mais alto, com uma marcação mais imediata sobre o portador da bola e que manteve o Torreense longe da área da União.

A turma do Oeste regressa do balneário com outra dinâmica e com mais chegada à área leiriense, o que obrigou a equipa da casa a encurtar o espaço entre os médios e os centrais, de forma a estancar o ímpeto visitante.

Ao minuto 58 Leandro Antunes sai lesionado e entra para o seu lugar Arsénio. Leandro Silva entrou para o lugar de Lucho Vega e Bryan Róchez entra para o lugar de Sérgio Ribeiro.

O Torreense carregava e aos 73 minutos goza de uma grande oportunidade de golo, com Joãozinho a centrar para Elton que, de primeira, remata forte fazendo a bola a passar a centímetros da trave de Kieszek.

Rui Ferreira faz entrar Benny e Arriba e reforça ainda mais a presença da sua equipa na área, encostando o Leiria atrás e com vários lances de perigo que faziam brilhar Kieszek.

Mesmo em cima dos 90 sai Empis e Vasco Oliveira para os lugares de Kaka e Bura.

Até ao final só deu Torreense no jogo com os visitantes a pressionar e a União de Leiria a segurar como pôde a vantagem mínima que lhe valeu os 3 pontos, cruciais para reduzir a distância em relação ao emblema de Torres Vedras, que entrou no Magalhães Pessoa com vantagem de 5 pontos, mas saiu com apenas 2 de avanço.

Com esta vitória a União Desportiva de Leiria averba o 5.º triunfo na prova e sobe ao 8.° lugar da Liga 2, ultrapassando, à condição, Mafra e Oliveirense. Igualmente importante foi o avanço reconquistado em relação à zona de aflição: os leirienses somavam apenas 4 pontos de avanço em relação ao antepúltimo, mas recuperaram a diferença e têm agora 7 pontos de vantagem sobre a linha de água (ou 6 se o Belenenses vencer a Oliveirense).

 

 

 

 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias