Uma entrada em falso em pleno Estádio dos Barreiros, contribuiu decisivamente para a derrota do Atlético Ouriense em casa do Marítimo, na 6.ª jornada da Liga BPI.
O duelo arrancou duplamente mal, com Ana Rita Oliveira a facilitar num lance em que estava obrigada a jogar com os pés. A guardiã do Atlético atrapalhou-se perante Laura Luís e o Marítimo só não abriu o ativo logo aos 15 segundos porque Tiffany Eliadis conseguiu anular o ataque das madeirenses, antecipando-se a Érica Costa, antes de Rebekka Frederiksen rematar de longe para defesa da guardiã ouriense.
Apesar de corajoso, o gesto de Tiff valeu uma lesão à australiana do Atlético, substituida pela norte-americana Meredith Haakenson aos 9 minutos, já depois de o Marítimo marcado… pela segunda vez.
Por partes: ao minuto 3, Godói e Ana Rita Oliveira hesitaram perante a fuga de Telma Encarnação, talentosa internacional portuguesa que aproveitou a desconcentração alheia para acender o Caldeirão; aos 9 minutos, Érica Costa rematou cruzado e de longe para o segundo golo da manhã.
Atordoado, o Atlético tardou a entrar no jogo e só deu um ar da sua graça aos 35 minutos, quando Susana Silva atirou (literalmente) à cara da guardiã Bárbara Santos. Lançada por uma abertura sublime de Godói, Susana parou com classe e atirou com força, atingindo a antiga guarda-redes das ourienses.
O Marítimo continuou a carregar e só não ampliou o resultado porque Ana Rita Oliveira fechou a baliza do Atlético. Aos 45 minutos, por exemplo, evitou o golo das insulares com duas intervenções divinais no espaço de segundos.
Apesar de nunca ter criado lances de perigo iminente, o Atlético subiu de rendimento na 2.ª parte e até esteve por cima durante grande parte da mesma, embora tal domínio tenha sido consentido pelo Marítimo, confortável com a vantagem construída desde cedo.
E o resultado fechou com estrondo: Lara Costa aproveitou uma bola perdida e rematou de primeira para o golo da jornada, enchendo o pé direito para remeter a bola ao ângulo superior direito da baliza ouriense.
Apesar da quinta derrota consecutiva na Liga BPI, o Atlético Ouriense é antepenúltimo, com os mesmos 3 pontos de Clube Albergaria (abaixo) e Famalicão (acima).
No próximo sábado, a turma de César Matias encerra o ciclo de três jornadas consecutivas fora de casa com uma visita ao Torreense, 8.º classificado com 5 pontos de avanço sobre o Atlético. Pontuar é imperativo para as ourienses, sob pena de ver escalar o fosso para este adversário e ficarem cada vez mais condenadas à zona de playoff.