Um prólogo, dez etapas, dezanove equipas, centenas de corredores, milhares de adeptos nas estradas e milhões a assistir pela comunicação social. A 84.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta arrancou esta quarta-feira, à boleia do Prólogo, realizado em Viseu.
Esta quinta-feira, tem lugar a 1.ª Etapa, com partida em Sangalhos e chegada a Ourém, junto à Câmara Municipal.
Tal como o Derby noticiou em primeira mão, o nosso Concelho também vai receber dois Prémios de Montanha, localizados em Alburitel e Fátima, com categoria distinta.
O pelotão entra em solo oureense via Alburitel, depois de uma passagem pela Cidade de Tomar. Ao quilómetro 156,6 da etapa, estará instalada a meta inerente a um Prémio de Montanha de 4.ª Categoria.
Estará junto à Igreja de Alburitel, frente à Junta de Freguesia local, onde se prevê que os corredores passem entre as 16h43 e as 16h56.
Dali descem até Ourém, rasgando a Avenida D. Nuno Álvares Pereira, com Fátima como destino intermédio, sempre pela Estrada Nacional 356.
O quilómetro 169,2 marca o início de mais uma escalada, desta vez com partida em São Sebastião e chegada à Fátima Velha.
Lá no alto, perto da Igreja Paroquial de Fátima, estará instalada a meta correspondente ao Prémio de Montanha de 3.ª Categoria, por onde o pelotão deve passar entre as 17h08 e as 17h22.
Faltarão apenas 13 quilómetros para cumprir os 188,5 da tirada. Viragem à esquerda, rumaria ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, descida via Vale do Porto, sempre a rolar até Santo Amaro, onde o pelotão saúda o Castelo sem subir à Vila Medieval.
O foco já estará no regresso à cidade para cruzar a meta final, instalada em plena Praça Dona Maria II, junto à Câmara Municipal. Previsão de chegada? Entre as 17h27 e as 17h42, salvo imprevistos ou alterações de última hora.
Rafael Reis foi o grande vencedor do Prólogo, depois de ter rolado 1,6 quilómetros em apenas 3 minutos e 58 segundos. O corredor da Glassdrive é o primeiro Camisola Amarela da 84.ª edição da Volta a Portugal.