Diana Silva ‘leva’ Ourém ao Mundial da Austrália e Nova Zelândia

Diana Silva entre as 23 convocadas pelo Selecionador Nacional © Diogo Pinto / FPF

Diana Silva está entre as 23 atletas selecionadas para representar Portugal no Mundial de futebol feminino.

Sem surpresas, a oureense vê confirmada a presença no restrito lote de futebolistas que vão representar a Seleção Nacional naquela que será a primeira participação portuguesa num Campeonato do Mundo da modalidade.

Com 93 internacionalizações pela Seleção Nacional ‘A’ e 28 pelas Sub-19, Diana Silva é uma das jogadoras mais preponderantes na manobra de Francisco Neto, selecionador responsável pela qualificação de Portugal para o Mundial’2023, depois de também ter conduzido a turma das quinas à sua primeira participação no Europeu.

Diana Silva soma 121 internacionalizações por Portugal © FPF

Formada no Clube Atlético Ouriense, bicampeã nacional e vencedora da Taça de Portugal pelo emblema da Caridade, Diana Silva é também a melhor marcadora da história do Sporting Clube de Portugal, com 129 golos marcados em 159 jogos pelas leoas.

Grande impulsionador do futebol feminino a nível local e nacional, o Atlético Ouriense terá mais três ‘embaixadoras’ na próxima edição do Mundial: Joana Marchão, Fátima Pinto e Ana Capeta fizeram história na Caridade e também estão selecionadas para esta competição.

Numa convocatória dominada por atletas de Benfica, Braga e Sporting, destaca-se a presença de Telma Encarnação, goleadora do Marítimo, que vai defrontar o Futebol Benfica do oureense João Gonçalves numa das finais do playoff da Liga BPI.

Ana Rita Oliveira, guarda-redes do Atlético Ouriense, estava pré-convocada para o Mundial, mas a temporada de excelência em Ourém não foi suficiente para roubar o lugar a uma das três guardiãs habitualmente selecionadas por Francisco Neto, numa luta marcada pela ausência de jogadoras do Famalicão, recém-vencedor da Taça de Portugal sob o comando de Marco Ramos.

O Mundial decorre entre Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho e 20 de agosto. Portugal integra o Grupo E, juntamente com Países Baixos, Vietname e Estados Unidos.

Diana Micaela Abreu de Sousa e Silva tem 27 anos e será a primeira oureense a representar Portugal numa grande competição de futebol internacional, depois de Nuno Laranjeiro, atual dirigente do Centro Desportivo de Fátima, que representou a Seleção Nacional de Sub-20 no prestigiado Torneio de Toulon.


Portugal no Mundial’2023

Guarda-redes Rute Costa (Benfica), Inês Pereira (Servette) e Patrícia Morais (Braga)

Defesas Ana Seiça (Benfica), Carole (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilla), Joana Marchão (Parma), Lúcia Alves (Benfica) e Sílvia Rebelo (Benfica)

Médios Ana Rute (Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Dolores Silva (Braga), Fátima Pinto (Alavés), Kika Nazareth (Benfica) e Tatiana Pinto (Levante)

Avançadas Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica) e Telma Encarnação (Marítimo)


 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias