Na reta final do Apuramento do Campeão da 2.ª Divisão Nacional, sobram um certeza e duas dúvidas: o Racing Power tem vitória garantida e subida confirmada à Liga BPI, mas falta definir quais as duas equipas que vão disputar o playoff que pode ditar a promoção de ambas, de apenas uma… ou de nenhuma delas.
A competir no escalão principal, o Clube Atlético Ouriense continua com futuro indefinido, sendo um potencial ‘candidato’ a disputar o playoff, uma vez que continua abaixo da linha de salvação, quando faltam três jornadas para concluir o calendário da 1.ª Divisão.
Enquanto o Atlético tenta escapar ao playoff, há um oureense a fazer de tudo para o conseguir disputar. João Gonçalves está muito perto de conseguir qualificar o Futebol Benfica para a fase decisiva, podendo até celebrar esse objetivo já no próximo fim de semana.
Sob o comando deste treinador oureense, as lisboetas seguem no 5.º lugar do Apuramento do Campeão da 2.ª Nacional. Passam ao playoff, os 2.º e 3.º classificado, mas essas posições estão ocupadas pelas equipas ‘B’ de Benfica e Sporting, pelo que se apuram as formações imediatamente a seguir na tabela.
É o caso de Gil Vicente (4.º) e Futebol Benfica (5.º). As minhotas somam 18 pontos contra 15 das lisboetas, sendo que o Vitória de Guimarães (12 pontos) é o único adversário que também tem matemática para reservar uma das duas vagas de acesso ao playoff.
Sábado joga-se a penúltima jornada. O Futebol Benfica recebe o Sporting B e garante o playoff se ganhar, desde que o Vitória não vença o Gil Vicente.
Curiosidade: à data de hoje, o playoff seria disputado entre Marítimo, Atlético Ouriense, Gil Vicente e Futebol Benfica. Definido desde o início da temporada, o emparelhamento ditaria um reencontro entre João Gonçalves e o Atlético Ouriense, emblema que o técnico já salvou da despromoção, em 2020/21.