Eram 177 à partida e 156 à chegada. E o primeiro a cortar a meta estava de emblema do Clube Desportivo de Espite. O primeiro e a primeira, aliás. António Almeida e Margarida Pestana venceram as classificações masculina e feminina, no Longo da 9.ª edição do Trilho das Dores, realizada no último sábado, em Abitureiras, Concelho de Santarém.
O Desportivo de Espite apostou forte nesta prova de 27 quilómetros e por pouco não conquistou também a classificação coletiva no sector feminino.
Com António Almeida a vencer a classificação geral coletiva e Pedro Ribeiro a fechar o pódio da geral (3.º lugar absoluto e 2.º em M35), bastou Bruno Mordomo a cortar a meta no 23.º lugar para que os oureenses terminassem como a segunda melhor equipa masculina, apenas atrás do Alcanena Trail.
No sector feminino, ninguém foi mais rápida que Margarida Pestana. A atleta do Espite chegou na 29.ª posição da geral absoluta, liderando entre as 27 mulheres que conseguiram concluir o traçado. À subida ao 1.º lugar do pódio feminino, Margarida juntou (obviamente) a vitória no escalão F35.
O Fátima Trail Team também esteve (bem) representado no Longo (e no Curto). David Costa liderou os cinco fatimenses em prova nos 27k, concluindo esta participação entre os 10 melhores: 9.º lugar da geral absoluta (5.º M35). A nível coletivo, o FTT cotou-se como a quarta melhor entre as 15 equipas que conseguiram fechar classificação.