Este Domingo (também) é dia de Derby de Ourém! Depois do embate entre Juventude Ouriense e GRUDER no Campeonato Distrital de Futsal, há novo encontro entre dois emblemas oureenses, mas a contar para a 2.ª Divisão Distrital de Futebol.
Clube Desportivo Vilarense e Centro de Cultura e Desporto de Caxarias batem-se em duelo, no Estádio do Operário. Estamos na 14.ª jornada da Série B, absolutamente decisiva para definir o futuro destes dois clubes, ambos envolvidos na luta pelo acesso ao playoff de promoção.
O Caxarias chega a Vilar dos Prazeres com o objetivo da subida ao alcance. O emblema da Chã está a 2 pontos dos lugares de acesso ao playoff de promoção e ainda tem quatro jogos para disputar. Mais: vencendo no Operário, beneficia do desfecho do duelo entre outros dois candidatos, Vasco da Gama e Tramagal.
O Vilarense… está em maus lençóis. Está com 6 pontos de atraso em relação ao adversário desta tarde e tem mais um jogo realizado. Até terminar a Série B, só joga mais três vezes, contando com este Derby de Ourém, uma vez que vai folgar na próxima ronda.
A vitória do Caxarias deixa o Vilarense fora da corrida. E mesmo uma vitória do Vilarense não deve chegar para que os azuis e brancos consigam terminar entre os três primeiros.
Independentemente da classificação final, importa sublinhar o passado recente destas duas equipas. Foram as últimas classificadas da temporada passada, com apenas uma vitória para cada lado em todo o campeonato.
Praticamente um ano depois, estão ambas a lutar pela subida à 1.ª Distrital, como prémio à mudança de paradigma operada tanto em Caxarias, onde o playoff de promoção foi sempre um objetivo assumido, como em Vilar dos Prazeres, onde a luta pela subida surgiu de forma inesperada e à boleia de um desempenho coletivo positivo.
O Vilarense entra em campo no 6.º lugar, com 23 pontos, fruto de 6 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, com 35 golos marcados e 33 consentidos; o Caxarias é 4.º classificado, soma 29 pontos, depois de 9 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, com 28 golos feitos e 19 sofridos.
Curiosidades: o Vilarense tem tantos golos como… o líder Riachense (Tramagal tem o melhor ataque, com 47) e o Caxarias tem a 2.ª melhor defesa da prova, a par do Vasco da Gama (melhor só o Riachense, com apenas 15 golos sofridos).
No duelo da 1.ª volta, houve empate na Chã: 0-0 num duelo marcado pelas expulsões que deixaram o Vilarense reduzido a apenas nove jogadores, com meia hora para jogar.
A ‘desforra’ está agendada para as 15h00, com arbitragem de João Perdigão, assistido por Francisco Lopes e Diogo Carreira.