Todos os caminhos vão dar ao Bairro. Este domingo, ali bem perto do Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, decorre a 7.ª edição do Trail Serra D’Aire, uma prova com a chancela do Grupo Cultural Desportivo Recreativo Bairrense, em parceria com a Associação de Cultura e Recreio de Outeiro das Matas e o Serra D’Aire Trail Team.
À semelhança das edições anteriores, o Trail Serra D’Aire compreende três competições: Longo (34km), Curto (18km) e Mini (12km). Juntas, as três distâncias vão concentrar 650 atletas na disputa pelo melhor resultado possível. E mais seriam…
De acordo com a organização do evento, “as inscrições foram limitadas a 700 participantes por imposição do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”. E voaram, naturalmente. Além de Longo (200 vagas), Curto (325) e Mini (125), foram disponibilizadas meia centena de inscrições para uma Caminhada não competitiva.
Chuva, frio, humidade… e risco de incêndio
A limitação encontra sustentação naquilo que o ICNF define como “risco de incêndio”, definindo o número máximo de pessoas em simultâneo no mesmo trilho. Nem a chuva, nem o frio, nem os altos índices de humidade registados em toda a Serra D’Aire e Candeeiros são suficientes para contrariar esta imposição.
A organização esperava alcançar cerca de 1200 inscrições, no conjunto dos quatro eventos que integram o Trail Serra D’Aire 2023, mas as limitações impostas pelo ICNF inviabilizaram esta intenção.
A ação parte e termina junto à sede do Bairrense, onde está colocada a meta. As duas centenas de participantes no Trail Longo, arrancam pela fresquinha, mais precisamente às 8h00. Segue-se o Curto (9h00), o Mini (9h30) e a Caminhada (9h45).
As provas desenvolvem-se ao longo do dia, percorrendo lugares icónicos como Trilho do Vale Fundo, Trilho e Varandas do Vale Garcia, Trilho dos Escuteiros, Trilho do Vale Fojo, com passagem junto ao Cemitério do Vale Alto e pela nova lagoa criada para apoiar o combate a incêndios, antes do retorno à meta via interior da aldeia do Bairro.
Formações oureenses em peso
Ama(dores) Trail Team, Clube Desportivo de Espite e Fátima Trail Team vão gritar ‘presente’ na câmara de chamada, contribuindo para esta verdadeira festa do trail running em Ourém. Obedecendo à norma, a equipa da casa assume a organização, destacando os seus atletas para tarefas de apoio à logística inerente a um evento desta dimensão.
Água a animar e açúcar a subir
Enquanto os mais corajosos desbravam trilhos verdadeiramente míticos da Serra D’Aire, não faltará animação na Praça da Meta.
Há serviço de bar, há ponto de venda de uma marca desportiva e outro com doçaria regional para que os níveis de açúcar nunca desçam abaixo do essencial (atenção às subidas…).
E no meio de tudo isto, estará também aquele que é considerado o melhor ‘speaker’ de eventos associados à modalidade: Hugo Água estará no Bairro para relatar todas as incidências da 7.ª edição do Trail Serra D’Aire.