Filipe Baptista voltou a ser nomeado para um desafio do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão. O árbitro oureense vai ajuizar o embate entre Associação Desportiva Fazendense e Entroncamento Atlético Clube.
O Fazendense é o atual 3.º classificado, com 22 pontos e apenas menos 2 em relação aos líderes Samora Correia e União de Tomar. Em contraponto, o Entroncamento segue na última carruagem, com apenas 6 pontos, menos 1 que… o CD Fátima.
Filipe Baptista será auxiliado pelo oureense Vítor Clemente e pelo riachense Afonso Mendes, naquele que será o quarto jogo deste trio de arbitragem no escalão máximo da Associação de Futebol de Santarém.
A nomeação de Filipe Baptista surge menos de uma semana depois das acusações lançadas pelo presidente do Fazendense, minutos depois da derrota em Amiais de Baixo (1-0). Ao microfone da Rádio Hertz, Botas Moreira atacou o Conselho de Arbitragem pela nomeação de João Fonseca “para um jogo difícil num terreno muito complicado”.
“Mandaram para aqui um miúdo. Estão a gozar connosco. Os jogadores do Amiense fizeram o que quiseram deste árbitro e ainda o foram ameaçando durante o jogo. É uma vergonha! E ainda queriam bater-me, no final do jogo! Este Conselho de Arbitragem é uma vergonha! Mandaram para aqui um miúdo, para quê? Deviam era proteger estes jovens árbitros em vez de os colocar em campos como este, onde tudo é permitido… É uma vergonha”, repetiu, audivelmente agastado.
Dias depois, o Fazendense reagiu em comunicado, divulgando igualmente um vídeo com alguns lances de jogo marcados pela agressividade excessiva dos jogadores locais.
Já esta sexta-feira, o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém oficializou a nomeação de Filipe Baptista, um jovem árbitro de 20 anos ao qual o órgão liderado por Jorge Maia reconhece talento, capacidade de discernimento e autoridade suficiente para arbitrar em contextos adversos.