Sorrisos só para a fotografia… A decisão do CD da FPF é de chorar… a rir

O veredito caiu que nem uma bomba no Parque de Jogos de Boleiros-Maxieira. O Vasco da Gama foi desqualificado da Taça de Portugal feminina, perdendo na secretaria aquilo que tinha ganho em campo.

As oureenses tinham eliminado a equipa sénior feminina da Associação Desportiva Fazendense, à qual ganharam por 2-0, na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio era claro: vencendo esse jogo, o Vasco da Gama defrontaria o CADIMA, na 2.ª eliminatória.

Sucede que o Vasco da Gama acabou penalizado pela utilização irregular de algumas jogadoras, de acordo com o entendimento do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Fonte do Vasco da Gama explicou ao Derby que está em causa a utilização de atletas juniores nos jogos da equipa sénior feminina, mais precisamente os números da utilização de Maria Lopes, no fim de semana do jogo com a AD Fazendense.

 

À luz dos regulamentos, uma jogadora Sub-19 só pode disputar 120 minutos por fim de semana. É o caso de Maria Lopes, que encaixa nesta faixa etária e até marcou na vitória sobre a turma de Fazendas de Almeirim. Nesse fim de semana, realizou 28 minutos pela equipa júnior e 90 pela formação sénior. Contas simples: 118 minutos entre os dois desafios. Dentro da lei, portanto.

Só que não… O Conselho de Disciplina entende que os minutos de desconto… também contam. Contabilizados os minutos de compensação nos dois jogos em questão, Maria Lopes jogou… 127 minutos no mesmo fim de semana. Fora da lei, afinal.

Após denúncia da AD Fazendense, o Conselho de Disciplina da FPF agarrou-se à calculadora e acabou por sancionar o Vasco da Gama com pena de desqualificação, razão pela qual o emblema de Boleiros-Maxieira está fora da Taça de Portugal feminina, cedendo o seu posto à AD Fazendense.

O episódio é caricato, mas não mancha o percurso da equipa sénior feminina em época de estreia e logo na 3.ª Divisão Nacional e na própria Taça de Portugal. Além de se ter apurado para a 2.ª eliminatória da prova rainha, o Vasco da Gama lidera a sua série na 3.ª Nacional, só com vitórias.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *