Depois de Alcanede, Tomar, Torres Novas, Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, Castro Marim, eis Ourém. A Rota dos Castelos passou pela nossa Vila Medieval e os arqueiros do Juventude Ouriense não facilitaram, defendendo a honra do complexo monumental, vencendo a prova a nível coletivo.

O Juventude Ouriense dominou a Ronda VI desta competição organizada pela Federação de Arqueiros e Besteiros de Portugal, igualmente marcada pela subida ao pódio de uma mão-cheia de arqueiros oureenses.

Além da vitória coletiva, impõe-se destacar a superioridade de Patrícia Silva, grande vencedora entre Damas. Também com Arco Longbow Moderno, brilharam Tomás Silva e Tomás Jorge, mas no escalão Mancebos. Silva foi 1.º classificado; Jorge foi 2.º.

Entre Cavaleiros, outros dois pódios para o Juventude Ouriense: Mário Gil subiu ao 2.º lugar, com Sérgio Poupado imediatamente a seguir.

Contas feitas, o Juventude Ouriense brilhou entre os 11 clubes presentes numa prova com 63 arqueiros e besteiros de praticamente todo o país.

Tudo no dia em que o Castelo da Vila Medieval de Ourém recuou vários séculos para reviver os seus tempos áureos. Dos Torreões ao Paço dos Condes, do Terreiro de Santiago à Praça d’Armas, passando pela Torre Dona Mécia e a sua vista a perder… de vista, para gáudio das dezenas de turistas que ali foram surpreendidos pela presença dos melhores arqueiros e besteiros de Portugal.

Tal como o Derby já lhe contou, a Rota dos Castelos caracteriza-se pelo ambiente especial que a envolve, sentido no misticismo dos trajes de época e também na obrigatoriedade de apenas poderem ser utilizados arcos, bestas, flechas e virotões onde a madeira seja o material predominante na sua construção.

A passagem da Rota dos Castelos por Ourém não passou despercebida às entidades locais, pelo que a cerimónia de entrega de troféus ficou marcada pela participação do Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Luís Oliveira, e pelo Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Serras de Sousa, que é também Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade. Renato Lopes, líder do Juventude Ouriense, também fez questão de acompanhar a secção de tiro com arco ao longo desta jornada.

Depois de Ourém, o circuito desde ao Algarve, com o Castelo de Silves a acolher a Ronda VII já no próximo domingo, dia 23 de outubro, garantidamente com a presença dos arqueiros do Juventude Ouriense, apenas um dia depois da participação na Etapa 5 do Campeonato Nacional de Caça, em Lagos.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *