António Oliveira sagrou-se vice-campeão do Troféu Nortex4 / Ultra 4, semanas depois de também se ter sagrado vice-campeão nacional mas da classe de veteranos do Campeonato Nacional de Enduro. O Derby esteve à conversa com o piloto oureense, que nos fez um balanço da sua participação no King Of Portugal, acelerando, depois, para uma revista a toda esta temporada de sonho. Aperte o cinto!
“Não sei quem é… mas anda muito!”
O desempenho da dupla oureense voltou a surpreender as centenas de adeptos que foram a Vimioso assistir ao King of Portugal, a última das quatro etapas que deram corpo ao Troféu Nortex4 / Ultra 4. Aliás, nem os melhores pilotos da Europa esconderam a surpresa pelo desempenho de António Oliveira.
“Não sei quem é… mas anda muito! Não sei nada sobre este carro, mas é verdadeiramente espectacular”, exclamou Jim Marsden, lendário piloto norte-americano, ‘apanhado’ num vídeo durante o qual comentava e analisava a pasagem dos vários carros por um ponto nevrálgico do circuito.
Vice-campeão nacional… a dobrar
António Oliveira exultou com mais este desempenho espectacular, a fechar uma temporada super especial: “Fui vice-campeão nacional de veteranos no Campeonato de Enduro e agora sou também vice-campeão nacional neste circuito, com este carro. Espetacular!”
Treinar a ganhar
O piloto oureense confessa que “a participação no Campeonato Nacional de Enduro serviu apenas como forma de treinar o físico para a exigência das provas ao volante do tubular”.
“Um carro feito à mão contra outros de meio milhão”
António Oliveira não esconde o gozo que lhe lutar pelas vitórias taco a taco, contra equipas com orçamentos infinitamente superiores. “Era um carro feito à mão contra outros de meio milhão”, dispara, sorridente, lembrando que as outras equipas eram maioritariamente profissionais.
Campeões da Europa?! Nem é bom pensar….”
Se a vitória no circuito nacional estava condicionada pela hegemonia de Emanuel Costa, o triunfo no Campeonato da Europa será sempre uma espinha encravada na garganta de António Oliveira. “Estava lançado! Fomos 2.º classificados no Dia 2 e entrámos no último dia com um ritmo fantástico! Se a caixa de velocidades não tem partido… Campeões da Europa?! Nem é bom pensar….”, desabafa.
“Obrigado a todos!”
Aproveitando a boleia do Derby, António Oliveira fez questão de reforçar “um agradecimento muito especial a todos os que contribuiram para o seu sucesso, nomeadamente ao nível da construção e manutenção do tubular” da Team M.S. Espite Aventura. “Muito importante, não se esqueçam de escrever isto: o mérito do meu sucesso também é do meu companheiro Ricardo Diamantino. Estamos a falar de um copiloto sensacional, que é fundamental para todo este sucesso!”
António Oliveira sagrou-se vice-campeão nacional no King of Portugal