O pontapé de saída no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão marca o primeiro derby oureense da temporada. O Centro de Cultura e Desporto de Caxarias recebe a Associação Desportiva Recreativa e Cultural Vasco da Gama e o Derby ‘reuniu’ alguns dados sobre o histórico de confrontos entre estes dois emblemas do Concelho de Ourém.
Segundo os dados fornecidos pelo zerozero.pt, o histórico de confrontos regista 13 duelos entre Caxarias e Vasco da Gama, com vantagem para o emblema da Chã: 6 vitórias contra 4 triunfos da turma fatimense e 3 empates pelo meio.
O primeiro derby remonta a 21 de novembro de 2010, com triunfo do Caxarias em casa do Vasco da Gama: 1-0, na 6.ª jornada da Série B da 2.ª Distrital de 2009/10.
O último confronto também foi na Chã, com triunfo para o Vasco da Gama, a 27 de fevereiro deste ano, na jornada 14 da 2.ª Distrital de 2021/22: 5-2 para a turma de Boleiros-Maxieira, com golos de Samuel Santos, Rafael Rodrigues (2), Rui Santos e Miguel Lapas, contra dois de Telmo Mendes para a formação da casa.
O Vasco da Gama venceu os dois duelos da época passada: 2-1 na 1.ª volta, em Boleiros-Maxieira, antes do tal 5-2 em Caxarias.
Limitando a análise aos jogos ocorridos em Caxarias, a vantagem da turma da casa é mais expressiva: apenas 1 derrota, contra 5 vitórias e 1 empate.
O Vasco da Gama foi 6.º classificado na temporada passada, conquistando 18 pontos em resultado de 5 vitórias e 3 empates, num total de 16 jornadas disputadas.
O Caxarias foi 8.º classificado. Ou seja, penúltimo com os mesmos 5 pontos do último, o Vilarense, depois de apenas 1 vitória e 2 empates em todo o Campeonato, conquistado por outro emblema do Concelho de Ourém: o CD Fátima.
Entre estas duas equipas oureenses ficou o União de Tomar ‘B’, treinado por… Telmo Ferreira, agora ao comando do Caxarias, depois de ter somado 16 pontos, graças a 4 vitórias e 4 empates.
O derby entre Caxarias e Vasco da Gama tem apito inicial marcado para as 16 horas, com arbitragem de Ana Rita Marques, auxiliada por Rafael Escudeiro e Miguel Rodrigues.