Treinador do Atlético eleva a fasquia: “Campeonato tranquilo e Taça do Ribatejo na montra do clube”

A poucos dias do pontapé de saída na pré-temporada, Pedro Gil Vieira passa em revista a temporada passada e projeta a que se avizinha. Da série negra à maré positiva, sempre com bom futebol pelo meio, uma imagem de marca da qual o treinador não abdica, à entrada para uma temporada com objetivos bem definidos: fazer um campeonato tranquilo… e meter as mãos na Taça.

 

Entrevista Derby com… Pedro Gil Vieira

Texto António Adão Farias | Fotos Nuno Henriques ©

 

Derby – Era adjunto na equipa sénior feminina e passa a treinador principal da formação masculina. O que o levou a aceitar o desafio?
Pedro Gil Vieira – Foi a minha primeira experiência no futebol feminino, a convite do mister e amigo Marco Ramos para integrar a sua equipa técnica. Sempre estive ligado ao futebol masculino e o que me levou a aceitar o desafio foi isso mesmo: o desafio. Nunca escondi ao mister Marco Ramos que a minha prioridade era o masculino, e a oportunidade apareceu, apesar de ter ficado bem impressionado pela qualidade que já se pratica no futebol feminino.

Derby – Assume a equipa sénior masculina do Atlético e passa 9 jogos sem ganhar, com 7 derrotas e 2 empates pelo meio. Como é que um treinador resiste a uma sequência tão negativa? Pensou desistir?
Pedro Gil Vieira – A sequência negativa já vinha mais longa ainda, e não é fácil trabalhar sobre derrotas. O apoio da direção e jogadores foi muito importante, apesar de os resultados não se estarem a traduzir em vitórias. Sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, o trabalho iria trazer outros resultados, pois tínhamos bons indicadores disso mesmo. Quanto a desistir, não me passou pela ideia até porque não faz parte da nossa essência.

Derby – Coloca um ponto final na série negra, com uma vitória ao 10.º jogo no comando. E acaba a época com 5 triunfos nos últimos 7 jogos, garantindo a manutenção. Qual foi o segredo para libertar a equipa em termos psicológicos?
Pedro Gil Vieira – O segredo foi o trabalho de todos, principalmente dos jogadores que sempre acreditaram nas suas qualidades e no que lhes íamos transmitindo. Depois da tempestade veio a bonança.

 

Manutenção na 1.ª Distrital? O segredo foi o trabalho de todos, principalmente dos jogadores que sempre acreditaram nas suas qualidades e no que lhes íamos transmitindo. Depois da tempestade veio a bonança

 

Derby – Enquanto treinador, qual foi o melhor momento que viveu na época passada? E o mais difícil?
Pedro Gil Vieira – O melhor momento da época passada foi ver uma equipa alegre novamente com os jogadores felizes no treino. O mais difícil foi mesmo a lesão do João Baptista, no jogo frente ao União de Tomar, onde este teve que ser imobilizado e transportado ao hospital após um choque violentíssimo e arrepiante com o nosso guarda-redes, Tiago Palaio. Agradeço novamente ao corpo de bombeiros e serviços médicos pela rápida ajuda ao João.

Derby – Nova temporada, novos desafios. Renovar com o Atlético Ouriense foi uma decisão fácil para si?
Pedro Gil Vieira – Sim, foi fácil. Gosto do clube, gosto das pessoas e sinto-me bem em Ourém. É um clube com valores e identifico-me com isso.

Derby – Quais são os objetivos principais para a nova época?
Pedro Gil Vieira – Para a próxima época, os objetivos passam por fazer um campeonato mais tranquilo potenciando os jovens jogadores do clube.

 

O melhor momento da época passada foi ver uma equipa alegre novamente com os jogadores felizes no treino. O pior? A lesão do João Baptista em Tomar, num choque violentíssimo e arrepiante com o nosso guarda-redes, Tiago Palaio.

 

Derby – Vai manter a base da equipa ou podemos esperar grandes movimentações no mercado de transferências?
Pedro Gil Vieira – Vamos manter a base da equipa pois acreditamos no valor dos nossos jogadores. Temos jogadores de referência no nosso distrito, com qualidades humanas e futebolísticas que aprecio muito, e que têm um papel muito importante naquilo que é um grupo de trabalho, onde ajudam os jogadores mais novos a crescer e evoluir. Quanto a entradas e saídas, estamos a colmatar alguns sectores para aumentar a competitividade dentro da equipa, aumentando o leque de opções.

Derby – Poder trabalhar a equipa desde a pré-época será seguramente uma vantagem para si. Qual é a sua proposta de jogo? O que é que os adeptos do Atlético podem esperar da equipa?
Pedro Gil Vieira – A vantagem será termos mais algum tempo de preparação, mas nunca é fácil. O que os adeptos do Atlético podem esperar da equipa, é sentirem que os jogadores demonstram vontade de lutar pela conquista dos 3 pontos, honrando o símbolo do clube que já conta com 73 anos de história.

Derby – Uma boa temporada para o Atlético seria…
Pedro Gil Vieira – Uma boa temporada seria colocar o nome do Clube Atlético Ouriense nos lugares cimeiros da tabela classificativa, projetando e potenciando os nossos jogadores, e colocar a taça do Ribatejo na montra do clube.

Derby – Complete a frase: as equipas do mister Pedro Gil Vieira caracterizam-se por…
Pedro Gil Vieira – … serem equipas competitivas.

 

Uma boa temporada seria colocar o nome do Clube Atlético Ouriense nos lugares cimeiros da tabela classificativa, projetando e potenciando os nossos jogadores, e colocar a Taça do Ribatejo na montra do clube

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais notícias