Espite, 17 de julho de 2022. O dia seria de festa, a Aldeia estaria invadida de gente de todo o país. Centenas de atletas, familiares e demais apoiantes. Um hino ao trail. Um mergulho em plena natureza. O dia seria de festa. Hoje. Mas não é. Não vai ser. Hoje.
O flagelo dos incêndios provocou o adiamento do The Amazing Espite Trail, um evento de dimensão nacional, com difusão amplamente garantida pela presença das estações televisivas que acompanham o desporto com maior regularidade.
O monstro atacou parte dos trilhos traçados. Pior: colocou em causa dezenas de vidas e o sustento de inúmeras famílias. Deixou um rasto de destruição, esventrou um dos maiores pulmões da nossa região, numa ferida profunda, que levará anos a sarar.
Apesar do cenário dantesco, o Clube Desportivo de Espite reagiu de pronto e encarou o toiro pelos cornos: não há fogo que reduza a cinzas a vontade do Homem; não há monstro que destrua tamanha paixão.
Hoje, 17 de julho, seria dia de festa. Não é. Mas vai ser. O The Amazing Espite Trail acaba de ser reagendado para 21 de agosto, segundo comunicou o próprio Clube Desportivo de Espite.
“Esta foi a data encontrada, longe de perfeita, por se tratar de uma época de férias, mas foi a data que menos colide com outras provas do circuito nacional / taça e isso para nós foi determinante”, explicou a direção do clube, justificando a data escolhida.
Os moldes do evento permanecem inalterados: Longo (27km), Curto (15km) e Caminhada não-competitiva (10km).