António Oliveira sagrou-se vice-campeão nacional de Enduro, na categoria Super Veteranos. O piloto oureense esteve em grande destaque na derradeira etapa da competição, disputada em Valpaços, nos últimos sábado e domingo, no âmbito da 11.ª edição do Enduro Rota do Folar e com duas corridas para definir a classificação geral da temporada 2022.
Em fim de semana de jornada dupla, António Oliveira caiu (literalmente) para o 5.º lugar da 7.ª Etapa, na sequência de duas quedas que o impediram de lutar pelo pódio, no sábado.
Um dia depois, a vingança: completamente recuperado e altamente motivado, António Oliveira acelerou para a 8.ª e última corrida do Campeonato Nacional, obrigado a fechar num dos dois primeiros lugares, sob pena de perder o 2.º lugar da geral. Dito e feito! O piloto da Team M.S. Espite Aventura terminou a oitava corrida da época na 2.ª posição, confirmando o estatuto de vice-campeão nacional.
A temporada de António Oliveira ficou marcada por uma regularidade impressionante e pela pressão constante ao grande campeão. O oureense foi ao pódio em seis das oito corridas disputadas ao longo das seis etapas do calendário nacional.
Paulo Miranda andou sempre na frente da classificação geral, mas teve em António Oliveira um adversário capaz de o colocar em sentido ao longo de toda a temporada.
António Oliveira é um oureense natural de Fontainhas e residente em Seiça. Tem 49 anos e um longo historial nas provas de todo-o-terreno, seja em duas ou mesmo em quatro rodas.
No seu extenso palmarés, contam-se quatro vice-campeonatos nacionais em supermotos e um título de campeão nacional de BTT, aos quais se junta mais uma Medalha de Prata, na categoria Super Veteranos do Campeonato Nacional de Enduro, conquistada ao serviço da Team M.S. Espite Aventura.