Um evento, três provas, 14 atletas, 12 pódios. Os números do rescaldo da participação do Serra D’Aire Trail Team nos Trilhos da Nexembra são tão incontornáveis quanto impressionantes.
Vamos aos 30km: Marco Pacheco foi o melhor oureense em prova, cortando a meta no 6.º lugar da classificação geral e em festa pela vitória no escalão M40. Bruno Dias fechou o pódio dessa faixa etária e por pouco não entrou no Top 10 da geral: 11.º lugar para o antigo presidente do GCDR Bairrense.
Carlos Duarte não fez por menos: chegou a tempo do 2.º lugar no escalão M50 e com o seu 35.º lugar na geral, ajudou o Serra D’Aire Trail Team a conquistar o 3.º lugar na classificação coletiva do Longo.
Prata no Curto
Foi nos 18Km que os bairrenses apresentaram mais atletas. Quatro, terminaram no Top 10 de uma classificação geral com 122 ‘finishers’: Rodrigo Vieira foi o melhor na distância, graças ao 5.º lugar conquistado, com João Pereira (6.º), Bruno Pereira (8.º) e Célia Amaro (9.º) logo atrás, todos com pódio de escalão para juntar ao palmarés.
João Pereira e Bruno Pereira foram 2.º e 3.º em M40, enquanto Célia Amaro venceu a geral feminina e o escalão FSen, por consequência. A propósito de senhoras, Cátia Vieira foi 30.ª da geral mas 2.ª na classificação feminina e também no escalão FSen. Madalena Cartaxo também fez pódio de escalão: 3.º lugar em F45 e 74.º lugar da geral; Lurdes Vital fechou no 81.º posto, com 4.º lugar em F40.
Importa destacar igualmente Tiago Alves, que foi 13.º da geral (7.º MSen), tal como António Nunes, 31.º e 7.º em M40.
Feitas as contas, 2.º lugar a nível coletivo, graças às classificações obtidas pelos três melhores bairrenses na distância: Rodrigo Vieira, João Pereira e Bruno Pereira.
Pódios no mini
Verónica Vieira venceu o escalão FSen no Mini Trail, terminando os 12km no 23.º lugar da classificação geral. Entre os 55 atletas que concluíram a prova, constava outra figura do Serra D’Aire Trail Team: Luís Oliveira foi 6.º da geral, com direito a subida ao 3.º lugar do pódio em MSen.