Depois da vitória sobre o União de Almeirim, o Atlético Ouriense afastou definitivamente o cenário de descida por via da linha de água definida à partida para esta temporada.
Na pior das hipóteses, o Atlético já só pode descer à 2.ª Distrital se o Coruchense cair do Campeonato de Portugal.
E só um verdadeiro desastre pode trazer tal consequência. Isto porque os oureenses também aumentaram para 8 pontos a distância em relação ao Ferreira do Zêzere, formação acima da linha de água, mas em posição de risco face à eventual descida do Coruchense.
O Coruchense está a disputar a Fase de Manutenção/Descida na Série 8 do Campeonato de Portugal. A uma jornada do fim, a turma de Coruche está no 2.º dos dois lugares acima da linha de água, mas tem os mesmos 7 pontos do Vitória de Sernache, que é 3.° e está em zona de descida.
A 6.ª e última jornada joga-se domingo, dia 8 de maio. O Coruchense recebe o GD Peniche, já despromovido; o Sernache recebe o Marinhense, que já garantiu a manutenção.
Os ribatejanos só precisam de vencer ou pelo menos fazer o mesmo resultado do Sernache. Caso contrário, descem de divisão e produzem efeito dominó, levando à despromoção de mais uma equipa da 1.ª para a 2.ª Distrital, neste caso, Ferreira do Zêzere ou Atlético Ouriense.