É um exclusivo Derby! Na véspera de participar no Grande Prémio Internacional de Podebrady, em representação da Seleção Nacional de Portugal, Joana Pontes falou ao nosso jornal sobre as expectativas e ambições para esta prova importantíssima no panorama internacional.

“Estou com expectativas de fazer um bom resultado. Fizemos uma boa preparação. É uma prova de grande nível e só esse facto já nos dá grande motivação”, assume a marchadora oureense, que vai competir entre algumas das melhores atletas do panorama… mundial. E nem era preciso ir muito longe. Na própria comitiva portuguesa está “só” Ana Cabecinha, atleta olímpica e 11 vezes campeã nacional.

“Ter atletas de todos os níveis, e quase para todos os ritmos, é sempre muito melhor para nós, quando estamos à procura de fazer uma determinada marca”, assume, revelando o seu grande objetivo: “No meu caso, fazer um bom resultado, seria registar novo recorde pessoal, mas só penso em sentir-me bem, ter as melhores sensações possíveis.”

Aquele friozinho na barriga…

Situada no coração da República Checa, em plena Boémia Central, Podebrady faz jus ao nome da região. Está fresquinha… Os nevões dos últimos dias ameaçam condicionar a prova, mas esse pode nem ser o único obstáculo de Joana Pontes e companhia.

A atleta da Cumeada não esconde que ainda não se sente plenamente confortável quando corre em nome de todo um país. Um sentimento normal para quem conta apenas 22 primaveras e tem pela frente toda uma carreira que se adivinha plena de êxitos.

“É sempre muito importante representar Portugal, mas às vezes tento não pensar muito nisso porque causa-me alguma pressão e nervosismo… Mas fico muito feliz, obviamente! Tenho sempre vontade de representar as nossas cores da melhor forma. É com esse espírito que parto para esta prova. Vou tentar um bom resultado para mim, para Portugal e para a marcha atlética portuguesa”, sublinha a atleta do Leiria Marcha Atlética, à conversa com o Derby, desde Podebrady.

O Grande Prémio Internacional de Podebrady integra o World Athletics Race Walking Tour. A prova tem tiro de partida agendado para as 13h00 de Portugal Continental e tem transmissão em direto aqui.

Texto: António Adão Farias
Foto: Associação de Atletismo de Leiria (ADAL)

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *