
Internacional portuguesa pela Seleção Nacional de futebol, melhor marcadora de sempre da história do Sporting Clube de Portugal, bicampeã nacional e vencedora da Taça de Portugal pelo Clube Atlético Ouriense. O currículo de Diana Silva é extenso, vai (muito) além do supracitado, mas faltava o reconhecimento das instituições locais. Faltava.

Diana Micaela Abreu de Sousa e Silva foi distinguida, aos 28 anos, com a Medalha de Mérito Municipal, insígnia atribuída pela autarquia, esta terça-feira, no âmbito da cerimónia solene inerente à celebração do Dia do Município de Ourém.
O Executivo liderado por Luís Albuquerque justificou a decisão pela projeção que Diana Silva sempre deu a Ourém, mais precisamente a partir do momento em que se tornou num verdadeiro fenómeno futebolístico, ‘made in’ Atlético Ouriense.

Diana Silva não participou na cerimónia solene, realizada a 20 de junho, no Auditório dos Monfortinos, em Fátima, precisamente por se encontrar em estágio na Cidade do Futebol, juntamente com as atletas convocadas para o Campeonato do Mundo, a disputar em Austrália e Nova Zelândia.
É a primeira vez que Portugal marca presença na maior competição de seleções e Diana Silva é uma das pedras basilares, somando 93 internacionalizações pela Seleção Nacional ‘A’.

Na ausência da goleadora, subiu ao palco sua mãe. Médica e antiga presidente da Junta de Freguesia de Gondemaria, Ana Maria Pio Abreu agradeceu a distinção e manifestou orgulho pelo percurso de Diana Silva.
Por coincidência, seu pai, Joaquim Manuel de Sousa e Silva também foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, na categoria ‘Serviço Público’, como forma de agradecimento e reconhecimento pelas décadas de trabalho enquanto médico, dirigente associativo e presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade.

Na mesma cerimónia, o Município de Ourém atribuiu a Medalha de Mérito Municipal ao Centro de Cultura e Desporto de Caxarias, instituição de relevo no panorama cultural, desportivo e social do nosso Concelho, que celebrou recentemente 50 anos de existência.
Há um ano, a autarquia atribuiu a Medalha de Mérito Municipal a Ana Sofia Costa e Celina Gameiro, pelos resultados de excelência alcançados enquanto praticantes de boccia.