Diana Silva é uma das figuras de cartaz da Seleção Nacional © FPF

Internacional portuguesa pela Seleção Nacional de futebol, melhor marcadora de sempre da história do Sporting Clube de Portugal, bicampeã nacional e vencedora da Taça de Portugal pelo Clube Atlético Ouriense. O currículo de Diana Silva é extenso, vai (muito) além do supracitado, mas faltava o reconhecimento das instituições locais. Faltava.

João Moura e Luís Albuquerque, com a Dra. Ana Maria Pio Abreu, que recebeu a Medalha de Mérito em nome da sua filha © CMO

Diana Micaela Abreu de Sousa e Silva foi distinguida, aos 28 anos, com a Medalha de Mérito Municipal, insígnia atribuída pela autarquia, esta terça-feira, no âmbito da cerimónia solene inerente à celebração do Dia do Município de Ourém.

O Executivo liderado por Luís Albuquerque justificou a decisão pela projeção que Diana Silva sempre deu a Ourém, mais precisamente a partir do momento em que se tornou num verdadeiro fenómeno futebolístico, ‘made in’ Atlético Ouriense.

Diana não pôde estar presente em Fátima por já se encontrar em estágio com as ‘Navegadoras’ © FPF

Diana Silva não participou na cerimónia solene, realizada a 20 de junho, no Auditório dos Monfortinos, em Fátima, precisamente por se encontrar em estágio na Cidade do Futebol, juntamente com as atletas convocadas para o Campeonato do Mundo, a disputar em Austrália e Nova Zelândia.

É a primeira vez que Portugal marca presença na maior competição de seleções e Diana Silva é uma das pedras basilares, somando 93 internacionalizações pela Seleção Nacional ‘A’.

A oureense é a melhor marcadora da história do Sporting Clube de Portugal © Pedro Nasper

Na ausência da goleadora, subiu ao palco sua mãe. Médica e antiga presidente da Junta de Freguesia de Gondemaria, Ana Maria Pio Abreu agradeceu a distinção e manifestou orgulho pelo percurso de Diana Silva.

Por coincidência, seu pai, Joaquim Manuel de Sousa e Silva também foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal, na categoria ‘Serviço Público’, como forma de agradecimento e reconhecimento pelas décadas de trabalho enquanto médico, dirigente associativo e presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade.

Diana foi bicampeã nacional e vencedora da Taça de Portugal pelo Atlético Ouriense © Carlos Vareta

Na mesma cerimónia, o Município de Ourém atribuiu a Medalha de Mérito Municipal ao Centro de Cultura e Desporto de Caxarias, instituição de relevo no panorama cultural, desportivo e social do nosso Concelho, que celebrou recentemente 50 anos de existência.

Há um ano, a autarquia atribuiu a Medalha de Mérito Municipal a Ana Sofia Costa e Celina Gameiro, pelos resultados de excelência alcançados enquanto praticantes  de boccia.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *