Noticiámos ontem a iminência de uma fusão entre a maioria dos clubes do Concelho de Ourém, com o objetivo de criar uma potência desportiva capaz de lutar por grandes resultados a nível nacional.

Não é verdade, obviamente. Aceitando a sugestão do nosso departamento de marketing, o Derby associou-se a uma tradição com mais de seis décadas de existência: o Dia das Mentiras, celebrado a 1 de abril em inúmeros países, mas também a 28 de dezembro, em Espanha, por ocasião do Dia dos Santos Inocentes.

Foi, porém, uma partida baseada em (alguns) factos verídicos. A notícia da fusão entre clubes do Concelho tem cabelos brancos. Há décadas que a possibilidade é ventilada, embora nunca tenha avançado efetivamente. Muito recentemente, aliás, dois emblemas oureenses com equipas inscritas no Campeonato Distrital de futsal, estudaram a possibilidade de competir de forma conjunta mas decidiram não avançar.

Brincadeiras à parte, aqui fica o nosso agradecimento pela forma entusiástica como a brincadeira foi acolhida nas redes sociais do Derby, motivando inúmeros comentários e partilhas.

Acreditamos também que a ‘notícia’ contribuiu para um momento de reflexão sobre a viabilidade desta hipótese e a realidade dos clubes oureenses, incluindo benefícios e prejuízos de uma possível fusão. Entre a eventualidade de ganhar em resultados desportivos, dimensão e projeção, e/ou perder em história e identidade das associações, localidades e gentes que as representam.

Mais importante ainda: também fomos… apanhados! Recebemos uma “manifestação de repúdio” por parte de uma instituição da nossa praça cujos dirigentes sentiram a ‘notícia’ como fator de “chacota e achincalhamento” das associações e de todos os que “lutam diariamente e de forma abnegada pela dignificação do nome” do clube. Era a brincar, naturalmente.

Hoje, dia 2 de abril, retomamos o caminho da seriedade que pauta a ação do nosso jornal, que é também o caminho da divulgação, dinamização e projeção da atividade desportiva de todos os clubes e atletas do Concelho de Ourém.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *