Um ano depois da vitória na Guarda, Alexandre Gonçalves voltou a pedalar mais forte na mítica ‘Etapa da Volta’, a prova destinada pela organização da Volta a Portugal, a todos os ciclistas amadores verdadeiramente apaixonados pela modalidade.
Setecentos e dezasseis corredores cortaram a meta da mítica ‘Etapa da Volta’, decidida ao sprint por quatro protagonistas, dois deles oureenses: Alex Gonçalves, o grande vencedor, e Filipe Oliveira, fatimense que habitualmente representa a formação da Casa do Benfica de Almodôvar nas provas nacionais.
Alex Gonçalves venceu a tirada ao sprint, com os quatro primeiros a partilharem as mesmas 3 horas, 6 minutos e 28 segundos à chegada a Viseu.
Foi a segunda vitória consecutiva para o corredor de Outeiro das Matas, líder entre os 716 ciclistas que terminaram o percurso. Na 17.ª edição deste evento, Alex cruzou a meta lado a lado de Filipe Oliveira, então 2.º classificado.
“Fiz uma boa corrida e acho que mereci esta vitória”, declarou Alexandre Gonçalves, ouvido pela RTP, logo após a vitória na etapa.
Cumprindo a tradição de abrir a Volta a Portugal aos seus maiores adeptos, a organização destinou a 18.ª ‘Etapa da Volta’ à cidade de Viseu. A tirada fez-se ao longo de 75 quilómetros, com vários oureenses no pelotão.
Alice Neves também se fez à estrada, registando um 6.º lugar na classificação feminina, em representação da Juventude Ouriense, registando o 130.º posto entre os 716 homens e mulheres.
Hugo Ricardo Neves, que representa o Boavista Futebol Clube nas provas de BTT, terminou no 290.º lugar da geral.