Afinal havia outro: João Santos era afinal João Correia, popularmente conhecido por Cococha, autor do último golo da vitória da AREPA sobre o Vilarense. Denúncia anónima fez estalar o verniz e levou os oureenses a solicitarem a anulação do jogo, com base em testemunhos oculares e outras provas recolhidas na internet

O Clube Desportivo Vilarense solicitou à Associação de Futebol de Santarém a anulação do desafio recentemente disputado com a Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA), com base na alegada utilização irregular de um jogador por parte deste emblema da Freguesia de Samora Correia e do Concelho de Benavente.

O Derby sabe que o Vilarense fez entrar uma exposição nos serviços da Associação de Futebol de Santarém, sustentando a mesma em testemunhos oculares e provas recolhidas na internet.

Ao que o nosso jornal apurou, esta alegada irregularidade foi denunciada através de uma chamada telefónica: um elemento da estrutura vilarense foi contactado por alguém que preferiu não se identificar, mas avançou com os dois nomes da polémica.

 

Segundo a ficha de jogo publicada no site da própria Associação de Futebol, João Pedro Carvalho Santos saltou do banco aos 60 minutos, vestindo a camisola 19 e a tempo de fechar o marcador, apontando o 3-0 aos 90. Tudo isto – garantem – sem sequer estar em Vilar dos Prazeres. E assim estalou o verniz…

Segundo denúncia anónima comprovada por testemunhas e outro tipo de provas, o golo de João Santos terá sido, afinal, da autoria de João Luís Bento Correia, jogador que não estaria inscrito na ficha de jogo validada pela equipa de arbitragem, liderada por Daniela Ferreira e da qual também fez parte a oureense Maria Baptista, enquanto árbitra assistente.

Rapidamente, o nome de João Correia passou a constar de várias publicações no facebook, enquanto autor do golo. Aliás, na própria página da AREPA era possível perceber pelos comentários que o terceiro golo fora mesmo de Cococha, alcunha pela qual João Correia é popularmente conhecido.

Só que esses comentários foram eliminados da página da AREPA no facebook, já depois de o Derby ter feito… print screen. Na página Tarde Desportiva, presente no facebook e dedicada a reproduzir resultados na hora em dias de jogo, continuam à vista comentários que identificam Cococha como autor do golo, merecedores de ‘likes’ do próprio Cococha.

Comentário presente no facebook da AREPA acabou eliminado… depois de o Derby ter gravado

 

O nosso jornal sabe também que Cococha esteve à conversa com jogadores do Vilarense que o conhecem de outras lutas, sendo que o emblema do Operário encara esta como mais uma prova da utilização irregular de João Correia, que terá atuado em Vilar dos Prazeres com recurso a uma estratagema muito em voga… no final do século passado, altura em que muitas equipa campeãs foram forjadas a troco da utilização de jogadores com o chamado ‘cartão falso’.

Contactada pelo nosso jornal, fonte da direção do Vilarense admite que o jogo já estava resolvido quando Cococha apontou o último golo, mas lembra que o resultado pode ter influência no goal average e nas contas finais desta fase de grupos. Mais importante ainda: os regulamentos são para cumprir, a bem da verdade desportiva.

Face à gravidade da situação e, sobretudo, tendo em conta o exercício do contraditório, o Derby contactou a direção da AREPA no sentido de esclarecer o caso, pelo que aguardamos resposta às questões colocadas.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *