Garantida a presença de Ourém no traçado da próxima edição da Volta a Espanha, Luís Miguel Albuquerque argumentou sobre os principais motivos que o levaram a empenhar-se neste objetivo. O Presidente da Câmara não tem dúvidas: «Estamos a colocar Ourém no centro do Mundo».
“Foi uma negociação difícil, que estava assegurada há alguns meses, mas só agora foi tornada pública”, confirmou o autarca, considerando este acontecimento como “uma oportunidade única para dar a conhecer o nosso Concelho ao Mundo, tendo em conta o impacto mediático garantido através da transmissão televisiva para 190 países”.
Numa nota enviada à imprensa, o Município de Ourém sublinha a “projeção mediática” da Volta a Espanha, avançando números da edição deste ano, concluída no último domingo com a vitória de Sepp Kuss: “A Vuelta registou 1028 jornalistas acreditados para a cobertura da prova, contando com transmissão televisiva para os quatro cantos do Mundo e uma audiência estimada em dois milhões de espectadores.”
“Tal como aconteceu ao longo da recente passagem da Volta a Portugal por Ourém, o património local será exibido ao grande público através da transmissão televisiva, com especial ênfase para as imagens recolhidas pelos helicópteros que sobrevoam o pelotão ao longo de cada etapa”, sublinha o Município.
Locais como “a Vila Medieval de Ourém, a Praia Fluvial do Agroal, o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios ou locais de culto como a Aldeia de Aljustrel e os Santuários de Fátima e de Nossa Senhora de Ortiga poderão ser projetados através da transmissão televisiva, sendo dados a conhecer a milhões de pessoas, enquanto destino turístico”, acrescenta a autarquia.
Grande responsável pela chegada da Volta a Espanha ao território oureense e principal estratega da consolidação de Ourém enquanto marca internacional, Luís Albuquerque confia no retorno económico para a economia local.
“É uma grande conquista para o Município de Ourém. Talvez as pessoas não tenham ainda noção da dimensão deste evento, da projeção mediática, da audiência que nos garante a transmissão televisiva. Os oureenses vão beneficiar muito com a chegada desta etapa da Volta a Espanha, pois estamos perante uma das maiores competições desportivas a nível mundial, com um impacto económico tremendo nas economias locais. Estamos a colocar Ourém no centro Mundo”, destaca.
Tal como o Derby reportou, esta será a segunda passagem da Vuelta por Portugal, depois da tirada inicial na edição de 1997, então realizada a partir de Lisboa, precisamente para promover a EXPO’98 à escala mundial.