
Fernando Sousa Silva está a contar os dias “para a quinta final seguida” na Liga INATEL Santarém. Em declarações exclusivas ao Derby, o histórico presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Seiça endereçou uma mensagem muito especial ao grupo de trabalho liderado por Tiago Rodrigo Reis.
“Os meus jogadores não precisam que o Presidente os motive, precisamente porque eu sei que eles já estão no máximo da motivação. Só lhes desejo sorte. Eles trabalham muito, dão tudo o que têm, merecem ganhar”, disparou. “Espero que possamos ganhar, mas sei que vai ser um jogo difícil. Estar na final é a realização de um objetivo que assumimos desde o início da temporada. Dissemos sempre que queríamos e queremos ser campeões distritais”, sublinhou Fernando Sousa Silva, recentemente reeleito presidente do Seiça.
Sobre o quinto confronto da temporada com o CPCD Sentieiras, o dirigente reconhece vantagens e desvantagens em defrontar um velho conhecido, mas deixa a parte técnica para quem percebe da poda: “Vamos defrontar uma equipa que nos calhou na 1.ª fase e também na 2.ª. Já os conhecemos bem, da mesmo forma que eles nos conhecem a nós. Não sou técnico, nem percebo muito de futebol mas penso que sim, que pode ser uma vantagem. Sei que são uma boa equipa mas acredito que estão ao nosso alcance.”
“Os nossos adeptos estão habituados a finais”
Campeão Nacional em 2015/16 e 2016/17, campeão distrital em 2017/18 e 2018/19… e Campeão do Mundo em 2017, o Grupo Desportivo e Cultural de Seiça espera escrever mais uma página dourada numa história cinquentenária.
Fernando Sousa Silva está confiante na conquista do título e acredita que apoio não faltará. “Sei que os nossos adeptos estão a organizar-se e vão mobilizar-se rumo a Alferrarede. Estou convencido que vamos ter grande apoio, até porque os nossos adeptos já estão muito habituados a estas finais. Levam o seu lanchinho, aproveitam para passear e apoiam a equipa. Sentieiras é bem perto de Alferrarede, pelo que também não vão faltar adeptos daquela terra. Vai ser uma final engraçada!”
Ganhar o Distrital a pensar… no Nacional
Tal como o Derby noticiou, os dois finalistas já garantiram o apuramento para a Fase Nacional da Liga INATEL, na mesma medida em que também já conhecem os adversários que vão defrontar nos oitavos de final, em caso de vitória ou derrota em Alferrarede.
O vencedor da final vai a Évora defrontar a ACD Cano, formação teoricamente acessível, com a aliciante de poder jogar sempre em casa, à medida que se for apurando. Já o finalista vencido, vai a Lisboa bater-se com o Bairro de São João, sabendo que jogará sempre fora de casa até à final nacional.
“A vitória na final tem importância a dobrar, precisamente por isso”, confessa Fernando Sousa Silva, reforçando “apenas um reparo” ao Departamento de Desporto da Fundação INATEL: “Já nos obrigaram a jogar a meio da semana para acertar o calendário, mas agora vamos parar duas semanas enquanto não começa a Fase Nacional? Não me parece que faça sentido… São duas semanas a gastar dinheiro, com despesas de treino, entre outras. Deviam de rever essa situação porque realmente não se percebe a razão.”

