A Volta a Espanha começa a rolar no sábado, à boleia de um contrarrelógio individual com 12 quilómetros para rolar entre Lisboa (Padrão dos Descobrimentos) e Oeiras (Forte de Santo Amaro). A escolha dos locais não é inocente, estando sustenta na componente turística e na projeção mediática deste acontecimento.

A história prossegue no dia seguinte, entrando no nosso Concelho via Fátima, por volta das 15h58. É da Cidade da Paz que desce até Ourém, com passagem garantida em Santa Catarina da Serra, rolando pela Nacional 113 com destino à meta final, instalada na Rua Dr. Armando Henriques Vieira.

Os especialistas garantem uma etapa ondulada e previsivelmente disputada ao sprint. Exatos 191,1 quilómetros depois, o pelotão será consagrado em plena Cidade de Ourém, perante uns bons milhares de espectadores, muitos deles de visita ao nosso Concelho, atraídos precisamente pela beleza de um evento de dimensão mundial.

À imagem do que aconteceu a 10 de agosto do ano passado, na chegada da 1.ª etapa da Volta a Portugal, também a Vuelta garante a exposição dos ex-libris das localidades anfitriãs, através da cobertura televisiva via helicóptero. O Castelo de Ourém e o Santuário de Fátima estarão seguramente na montra, entrando casa dentro de milhões de pessoas dos quatro cantos do Mundo.

A Volta a Espanha será transmitida via TV para mais de 190 países, contando ainda com a internet e a força das redes sociais para levar esta 72.ª edição a milhões de pessoas de todo o planeta. Segundo a organização, estima-se uma audiência de 500 milhões de pessoas. “Estamos a colocar Ourém no mapa Mundo”, considerou Luís Albuquerque, em setembro do ano passado, perante a confirmação da chegada da Vuelta ao nosso território.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *