Tal como o Derby noticiou, Filipe Costa venceu o Longo do Santarém Trail, liderando uma classificação geral com 79 atletas, com seis oureenses nos 10 primeiros. Três do CD Espite mais outros tantos do Fátima Trail Team.
O regulamento da prova não contemplou a classificação por clubes. E só por isso estas linhas não escrevem sobre um domínio oureense ainda maior, já que o CD Espite sairia vencedor, com o Fátima Trail Team no 2.º lugar.
O CD Espite somou “apenas” 9 pontos e precisamente por ser a equipa menos pontuada… teria vencido a nível coletivo. Isto porque, nas provas de trail, o que dita a pontuação das equipas é a soma das classificações obtidas pelos três melhores atletas de cada formação.
Os fatimenses também disputaram o Longo do Santarém Trail, colocando três atletas no Top 10 da classificação geral: David Costa foi 6.º, Miguel Bértolo foi 7.º e Sérgio Vieira foi 10.º classificado. Contas feitas, seriam 23 pontos para o Fátima Trail Team, pontuação correspondente ao 2.º lugar coletivo, à frente d’ Os Templários, que somariam 25 pontos… se esta classificação tivesse sido contemplada.


