João Lino ruma à Arábia Saudita para integrar equipa técnica do ex treinador do Benfica

joao-lino-arabiia João Lino ruma à Arábia Saudita para integrar equipa técnica do ex treinador do Benfica

pub-cmo-musica-a-gosto João Lino ruma à Arábia Saudita para integrar equipa técnica do ex treinador do Benfica

João Lino está de volta ao Médio Oriente para abraçar mais um projeto internacional, agora na Arábia Saudita, mais precisamente ao serviço do Alula.

O oureense vai integrar a equipa técnica de Mário Silva, ex treinador do Benfica, recém-contratado pelo emblema saudita. Especialista em treino de guarda-redes vai assumir funções idênticas no Alula.

pub-boopit João Lino ruma à Arábia Saudita para integrar equipa técnica do ex treinador do Benfica

pub-anuncio-derby João Lino ruma à Arábia Saudita para integrar equipa técnica do ex treinador do Benfica

João Lino integrava a equipa técnica da formação principal do Centro Cultural Recreativo e Desportivo Burinhosa, histórico emblema do futsal português, tendo assumido funções de treinador adjunto e técnico de guarda-redes.

Quatro anos depois de ter impulsionado o regresso do futsal na Juventude Ouriense, João Lino volta ao estrangeiro, onde já tinha passado cinco temporadas, entre 2016 e 2021: um ano ao serviço do Al Ahli, no Dubai; quatro anos no Al Dhafra, emblema de Abu Dhabi. A passagem pelo Médio Oriente inclui também experiência adquirida na Seleção Nacional dos Emirados Árabes Unidos, com a qual trabalhou ao longo do último ano em que esteve no país. 

pub-medula João Lino ruma à Arábia Saudita para integrar equipa técnica do ex treinador do Benfica

Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

imagem-cabecalho-site-derby Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

Jogo da Taça de Portugal está previsto para sábado, no Municipal do Caneiro, com dois clubes adversários na quadra mas de mãos dadas fora dela. Iniciativa solidária apela à doação de bens alimentares e materiais de construção

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

Sem grande impacto no Pavilhão do Caneiro, além da interrupção do abastecimento de água canalizada e da rede de energia elétrica, o quartel-general do futsal da Juventude Ouriense está novamente ao serviço da modalidade e da comunidade.

2025.12.21-futsal-Juventude-Ouriense-Vitoria-Santarem-7 Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

No próximo sábado, 7 de fevereiro, há jogo grande, com a visita do Sport Lisboa e Benfica, num duelo a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. À data de hoje, o jogo está confirmado e consta na agenda oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

GALA-DESPORTO Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

Adversários na quadra, mas de mão dadas fora dela. Juventude Ouriense e Benfica uniram esforços para tornar esta festa do futsal num evento destinado à solidariedade para com as vítimas da depressão Kristin.

benfica-futsal-feminino-3-2 Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

À semelhança do que aconteceu recentemente, quando se associou à angariação de fundos a favor da construção de um parque inclusivo nas instalações do CRIF, a secção de futsal da Juventude Ouriense volta a empenhar-se numa causa nobre, contando agora com um parceiro de peso.

asf-banner Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

O próprio Benfica fez saber que estava empenhado em juntar-se a esta causa e depressa entrou em contacto com os responsáveis da Juventude Ouriense para perceber qual a melhor forma de ajudar. Das conversas entre clubes, ficou decidido que o histórico emblema da Luz chegará ao Caneiro com a bagageira cheia de bens para doar.

2025.11.01-Juventude-Ouriense-Alhadense-futsal-175-2 Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

A Juventude Ouriense já comunicou que este será (mais um) Jogo Solidário, apelando aos adeptos que contribuam com bens alimentares, lonas, telhas e outros materiais de construção. O resultado da angariação será naturalmente doado às instituições que estão a gerir recolhas, pela via oficial.

GALA-DESPORTO Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

A partida tem início marcado para as 18h30, momento a partir do qual a Juventude Ouriense tentará garantir a qualificação para a 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, feito inédito na história recente da sua equipa feminina.

benfica-futsal-feminino-4-2 Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

Pela frente, a turma de Gonçalo Oliveira terá um adversário de peso: mesmo não sendo o campeão nacional em título (é o Nun’Álvares), o Benfica é o atual detentor do troféu do troféu da prova rainha, sendo também reconhecido como uma das melhores formações da atualidade, onde alinham estrelas internacionais como a guarda-redes Ana Catarina, considerada a Melhor Guarda-Redes do Mundo e vencedora da Luva de Ouro na última edição do Mundial, na qual Portugal foi finalista vencido.

asf-banner Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

Além da queda de uma árvore num corredor de acesso à bolsa de estacionamento do pavilhão, o Municipal do Caneiro não registou estragos de maior, pelo que estará em condições de receber este desafio.

Ainda assim, as previsões de chuva forte e constante mantinham-se até ao próximo domingo, motivando cautelas entre os dirigentes da Juventude Ouriense e os responsáveis municipais e da proteção civil. O Pavilhão Municipal do Caneiro voltou a funcionar na passada terça-feira, 3 de fevereiro, dia em que a formação da Juventude Ouriense pôde dar início à preparação da receção ao Benfica.

pub-derby-1 Benfica e Juventude Ouriense unem esforços para erguer Ourém

Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

imagem-cabecalho-site-derby Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

Sediado em Vilar dos Prazeres, é um dos palcos históricos do Concelho de Ourém que integram a lista de instalações desportivas com sequelas da Kristin

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

Casa do Clube Desportivo Vilarense, o Estádio do Operário é um palco histórico do Concelho de Ourém, igualmente afetado pelas consequências da passagem da depressão Kristin.

“Dois postes de iluminação caíram e telhados desabaram.” A informação chegou à nossa caixa de comentários, via Rodrigo Ezequiel, antigo jogador e dirigente do emblema de Vilar dos Prazeres.

GALA-DESPORTO Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

A noite negra de 27 para 28 de janeiro provocou estragos, bem visíveis quando visitámos o local, um dia depois de um grupo de amigos do Vilarense ter arregaçado as mangas para limpar destroços e devolver a dignidade ao local.

2026.02.03-depressao-kristin-bombeiros-campocaneiro-campobairro-bairrense-pavilhaocaneiro-3-campoopoerario-2-scaled Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

Fundado em agosto de 1957, o Vilarense vive um período mais discreto da sua existência. A equipa sénior foi extinta no final da temporada passada e os azuis e brancos apresentam agora apenas uma formação do escalão de Sub-9.

asf-banner Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

Mesmo não tendo uma direção eleita em funções e sendo gerido por uma Comissão Administrativa, não deixa de ser uma associação histórica, com relevo no desenvolvimento social da comunidade. E a prova está na importância do Estádio do Operário para o dia a dia dos clubes vizinhos.

Ao abrigo dos protocolos celebrados entre clubes e Município de Ourém, Atlético Ouriense e GCDR Bairrense são ‘clientes’ assíduos da casa do Vilarense.

GALA-DESPORTO Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

As seniores femininas do Atlético treinavam ali, desde o início desta temporada; a formação do Bairro treina e joga na condição de visitado, nas provas organizadas pela Fundação INATEL.

As consequências da Kristin suspenderam a utilização do estádio, criando um problema adicional aos três clubes. Tanto quanto os danos provocados na cobertura da bancada e nos balneários, importa lembrar que também o Estádio do Operário foi privado de abastecimento de água e energia eléctrica.

asf-banner Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

O Atlético terá de treinar na Caridade (ou encontrar outra solução que permite descongestionar o Campo Adelino dos Santos Júnior); o Bairrense vai ter de procurar outro palco para jogar a 2.ª fase da Liga INATEL Santarém.

2026.02.03-depressao-kristin-bombeiros-campocaneiro-campobairro-bairrense-pavilhaocaneiro-15-campoopoerario-scaled Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

A propósito, também visitámos o Campo de Jogos do Bairro, onde está a ser colocado um tapete sintético, que por pouco não levantou voo na noite em que o Kristin soprou pujante.

pub-derby-1 Danos no Estádio do Operário com impacto na vida de Vilarense, Atlético e Bairrense

Kristin ‘suspende’ JO: 2.ª Nacional sem decisão e Taça de Portugal em risco

imagem-cabecalho-site-derby Kristin 'suspende' JO: 2.ª Nacional sem decisão e Taça de Portugal em risco

Sem água, nem luz, Pavilhão Municipal do Caneiro não pôde receber jogo com o Parchalense e também pode não ter condições para acolher o duelo com o Benfica, no próximo sábado

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Kristin 'suspende' JO: 2.ª Nacional sem decisão e Taça de Portugal em risco

 

Embalada para a última jornada da 1.ª fase da 2.ª Nacional e a uma semana de receber o Sport Lisboa e Benfica na Taça de Portugal, a Juventude Ouriense viu os planos furados e a preparação posta em causa, pelas sequelas da passagem pela depressão Kristin pelo Concelho de Ourém.

Sediada no Pavilhão Municipal do Caneiro, a formação de futsal da Juventude foi forçada a adiar o duelo com a União Parchalense, decisivo para as contas finais da 1.ª fase e para perceber se as oureenses seguem para o Apuramento do Campeão ou se vão ter de lutar pela manutenção.

GALA-DESPORTO Kristin 'suspende' JO: 2.ª Nacional sem decisão e Taça de Portugal em risco

Sem abastecimento de água nem energia eléctrica, o Municipal do Caneiro não pode receber o jogo com as algarvias, agendado para sábado passado, 31 de janeiro. E talvez também esteja em condições de acolher o jogo com o Benfica, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Os responsáveis da Juventude Ouriense estão em contacto com a Federação Portuguesa de Futebol, mas ainda não há decisões: nem sobre a data do jogo decisivo com o Parchalense; nem sobre um eventual adiamento da partida com o Benfica.

asf-banner Kristin 'suspende' JO: 2.ª Nacional sem decisão e Taça de Portugal em risco

pub-derby-1 Kristin 'suspende' JO: 2.ª Nacional sem decisão e Taça de Portugal em risco

Insólito: Matas e Seiça punidos com derrota por não terem campo em condições

imagem-cabecalho-site-derby Insólito: Matas e Seiça punidos com derrota por não terem campo em condições

Organização da Liga INATEL Santarém indiferente aos estragos provocados pela depressão Kristin: regulamento cumprido à letra e derrota por 5-0 para os dois emblemas oureenses

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Insólito: Matas e Seiça punidos com derrota por não terem campo em condições

O departamento de desporto da Fundação INATEL aplicou pena de derrota a GDC Matas e GDC Seiça, na última jornada da 1.ª fase da Liga de Santarém, porque nenhum dos clubes oureenses conseguiu ir a jogo… por ambos terem os respetivos campos impraticáveis, na sequência dos estragos provocados pela depressão Kristin.

trameleira Insólito: Matas e Seiça punidos com derrota por não terem campo em condições

Cumprindo o regulamento à letra, a organização fez tábua rasa da conjuntura atual, colocando de parte a possibilidade de adiar os jogos, que foram mesmo os únicos que não se realizaram no último fim de semana. Os jogos que envolviam Matas e Seiça estavam previstos para domingo, mas nenhum dos campos reunia condições de segurança.

GALA-DESPORTO Insólito: Matas e Seiça punidos com derrota por não terem campo em condições

Ao aplicar pena de derrota aos clubes visitados na última jornada da Série A, a Fundação INATEL atribuiu 3 pontos aos visitantes e a respetiva vitória por 5-0, com mão-cheia de golos… na secretaria.

O Sabacheira ‘ganhou’ ao Matas, enquanto o Freixianda ‘venceu’ o Seiça, que assim se viu apanhado na classificação pelos tomarenses, terminando ambos com os mesmos 18 pontos.

asf-banner Insólito: Matas e Seiça punidos com derrota por não terem campo em condições

Apesar de já ter a qualificação garantida, o Seiça acabou por perder o 1.º lugar à conta desta decisão administrativa. A turma de Tiago Rodrigo Reis segue para o Apuramento do Campeão, juntamente com o Sabacheira e outras 16 equipas.

O Bairrense, que folgou na última jornada, não conseguiu apurar-se entre os melhores terceiros classificados. A formação do Bairro junta-se a Freixianda e Matas entre os clubes que vão disputar o Troféu de Reconhecimento, destinada a todas as equipas que não conseguiram qualificar-se para a elite.

Consulte aqui todos os resultados e as classificações da 1.ª fase. 

Consulte aqui a lista dos clubes apurados para o Apuramento do Campeão e para o Troféu de Reconhecimento.

pub-derby-1 Insólito: Matas e Seiça punidos com derrota por não terem campo em condições

Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

imagem-cabecalho-site-derby Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

Equipas alinhadas para a segunda fase do campeonato regional. Sorteio ditará a composição dos grupos da 2.ª fase da temporada

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

O Grupo Desportivo e Cultural de Seiça cumpriu um dos objetivos da temporada e tem lugar garantido na Série 1 da Liga INATEL Santarém, patamar equivalente à 2.ª fase da época, onde 18 equipas vão lutar pelo acesso às eliminatórias que mais tarde vão definir o campeão regional.

GALA-DESPORTO Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

Apesar da derrota na secretaria a fechar a 1.ª fase, o Seiça já tinha a qualificação garantida, mas perdeu a hipótese de terminar na frente do Grupo A.

asf-banner Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

Ainda assim, os oureenses têm um lugar garantido na elite e já são conhecidas todas as equipas qualificadas para o Apuramento do Campeão, bem como aquelas que vão disputar o Troféu de Reconhecimento, destinada a todas as equipas que não conseguiram qualificar-se para a elite, com destaque para três formações oureenses: Bairrense, Freixianda e Matas.

GALA-DESPORTO Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

Série 1 – Apuramento de Campeão

Grupo A – GDR Sabacheira e GDC Seiça
Grupo B – GD Alcaravela e Lobos Carvalhal
Grupo C – CDR Concavada e CSCD Envendos
Grupo D – GDRC Tramaga e CD Semideiro
Grupo E – Alcobertas FC e UDR Vale da Pinta
Grupo F – SC Barrosense, ADR Areias e GD Carapuçanense (Média 1,9)
Grupo G – SRC Pegões, CF Estevense e CP Lavre (Média 1,9)
Grupo H – JU Figueirense e Paços Negros.

asf-banner Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

Série 2 – Troféu de Reconhecimento

Grupo A – Bairrense (Média 1,63), Matas e Freixianda.
Grupo B – Sentieiras (Média 1,6), Alvega, Vilarregense e CP Mouriscas.
Grupo C – Esparteiros (Média 1,5), S. Facundo, S. Miguel Rio Torto e F. Casais Revelhos.
Grupo D – Bemposta FC (Média 1,13), GD Carvoeiro e Água Travessa FC.
Grupo E – UD Chamusca (Média 1,63), UD Malaqueijo e Azinhaga AC.
Grupo F – UDR Vila Nova Rainha (Média 1,5), CSCD Montinhos dos Pegos, GDR Malhada Alta.
Grupo G – SC Santanense, GD Águias do Sorraia e AC Biscainho.
Grupo H – ARCD Fajardense (Média 1,3), ADC Volta do Vale e US Azervadinha.

Fonte: Abrantes em Frente

pub-derby-1 Seiça no Apuramento do Campeão; Bairro, Freixianda e Matas no Troféu Reconhecimento

Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

imagem-cabecalho-site-derby Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Depressão Kristin deixou um rasto de destruição um pouco por todo o Concelho. Presidente da Câmara Municipal procedeu a um ponto de situação e espera agora que o Governo de Luís Montenegro tenha em conta a dimensão dos estragos provocados

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, declarou o nosso concelho como “um dos mais fustigados da região”. Em conferência de imprensa, o autarca procedeu a um ponto de situação sobre o impacto da Depressão Kristin em território oureense.

Albuquerque assumiu “danos muito significativos em infraestruturas, equipamentos públicos, rede viária, habitações e serviços essenciais”. Os equipamentos desportivos também não escaparam à passagem deste fenómeno atmosférico e os danos estão bem evidentes na reportagem publicada pelo Derby.

GALA-DESPORTO Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Segundo as informações prestadas à comunicação social, no âmbito desta conferência de imprensa, “cerca de 30 mil pessoas continuam sem fornecimento de energia elétrica e aproximadamente 40% da população permanece sem acesso à rede de água”.

2026.10.30-depressao-kristin-atletico-5 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

As melhores previsões apontam que seja reposta, até ao final desta sexta-feira, o abastecimento a cerca de 60% dos munícipes. Ao nível das comunicações, foi dada a indicação de que “apenas existe sinal da operadora MEO nas cidades de Ourém e Fátima”, razão pela qual a maior parte das freguesias continuam sem acesso a telecomunicações ou serviços de internet.

asf-banner Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Luís Miguel Albuquerque confirmou que solicitou formalmente ao Governo a declaração do estado de calamidade para o Concelho de Ourém, considerando a dimensão excecional dos estragos. “Apesar de ainda não existir comunicação oficial, o autarca manifestou a convicção de que Ourém será abrangido, defendendo igualmente um reforço do apoio por parte de entidades externas como o Exército, nomeadamente com equipamentos pesados e geradores”, pode ler-se na nota de imprensa enviada às redações.

2026.01.30-depressao-kristin-protecao-civil-luis-albuquerque-rui-vital-1 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Um dos maiores entraves à reposição da normalidade consiste nos constrangimentos causados pela queda de árvores, um pouco por todo o concelho. “Dos cerca de mil quilómetros de estradas municipais, aproximadamente oitocentos encontravam-se obstruídos na madrugada da tempestade, deixando o território praticamente isolado e sem comunicações”, frisou Albuquerque.

GALA-DESPORTO Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Além das estradas e dos equipamentos desportivos que dão palco aos clubes oureenses e a milhares de praticantes, há a lamentar os danos verificados em locais históricos e pontos de interesse como o Castelo de Ourém e o próprio edifício-sede do Município.

624479364_918657027362059_6695911793162772543_n Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Conforme o Derby noticiou, o Município decidiu disponibilizar os balneários da Piscina Municipal de Ourém, que estarão de porta aberta à população, ao longo de todo o fim de semana. Casa do Administrador e Teatro Municipal de Ourém também vão estar à disposição, para carregamento de equipamentos e utilização de postos de trabalho com acesso à internet. A Biblioteca Municipal também disponibilizou sete computadores fixos com acesso à internet. Não tendo informado sobre horários adicionais, supõe-se que não estejam disponíveis no fim de semana.

 

pub-derby-1 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

imagem-cabecalho-site-derby Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Efeitos da depressão são evidentes um pouco por todos os equipamentos desportivos da região. Campos do Atlético e do Caxarias serão os casos mais graves. Pavilhões encerrados e Piscinas de Ourém com balneários abertos à população

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

 

Bancadas destruídas, vidros estilhaçados, balizas ao sabor do vento, vedações arruinadas, telhas pelos ares, comunicações desligadas, acessos impedidos. Uma pequena ronda por parte do Concelho é suficiente para ter noção do impacto avassalador da Depressão Kristin no futuro imediato de grande parte das associações desportivas da região de Ourém.

2026.10.30-depressao-kristin-atletico-4 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Campo da Caridade e Campo da Chã foram os casos mais graves que testemunhámos. Se a cidade de Ourém escapou à dureza deste flagelo pelos intervalos da chuva, o mesmo não se pode dizer do Campo Adelino dos Santos Júnior. A casa do Clube Atlético Ouriense foi violentada por este fenómeno atmosférico e os prejuízos são evidentes.

GALA-DESPORTO Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

A cobertura da bancada aguentou firme, mas boa parte da vedação cedeu à pressão do vento. As balizas voaram pelos campos relvados, os bancos de suplentes ficaram destruídos e o tapete sintético está coberto de estilhaços dos mesmos. Lonas e painéis publicitários serão a menor das preocupações, mas também não resistiram e não deixam de significar prejuízo avultado.

2026.10.30-depressao-kristin-caxarias-8 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

O Centro de Cultura e Desportivo também passa por um dos momentos mais complexos da sua história. O Campo da Chã viu ruir a cobertura da bancada e também são evidentes os estragos provocados pela depressão, sobretudo ao nível do edifício-sede e dos estragos na sua cobertura. O ringue também não saiu ileso.

asf-banner Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

No que toca a instalações desportivas, o impacto da Kristin não foi tão avassalador na freguesia de Fátima. O Campo João Paulo II, recinto histórico do Centro Desportivo de Fátima, resistiu à tempestade, havendo a lamentar ‘apenas’ a lamentar um problema com um portão automático.

2026.10.30-depressao-kristin-atletico-1 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Em Boleiros-Maxieira, a casa do Vasco da Gama também resistiu firme. A ausência de comunicações e a interrupção do abastecimento de água e energia eléctrica, foram os grandes problemas identificados.

GALA-DESPORTO Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

O caso mais grave, será o registado no Campo Armando Pereira Francisco, nas instalações do CRIF (Centro de Reabilitação e Integração de Fátima), mais precisamente no Moimento. Palco de treinos e jogos oficiais de várias equipas da formação do CD Fátima, o campo sofreu com a tempestade, que provocou a queda da estrutura que cobre a bancada. O Estádio Municipal Papa Francisco também foi afetado.

Nota adicional. Do leitor Rodrigo Ezequiel, chega-nos a informação de que o Campo do Operário, casa do Clube Desportivo Vilarense, também sofreu estragos significativos: “Dois postes de iluminação caíram, e telhados desabaram.”

2026.10.30-depressao-kristin-seica-2 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Em Seiça, terra do líder da Série A da 1.ª Fase da Liga INATEL, as consequências da depressão também saltam à vista em pleno Parque de Jogos Dr. Guilherme Barros e Cunha. Ainda que o campo tenha resistido aparentemente incólume, regista-se a queda da rede colocada atrás da baliza norte.

asf-banner Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Parte do telhado da sede, levantou. E os campos de padel, pioneiros no Concelho de Ourém, registam estragos nomeadamente ao nível das vedações.

2026.10.30-depressao-kristin-seica-3 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Os pavilhões municipais, que acolhem jogos oficiais de modalidades como basquetebol, futsal, hóquei patins e voleibol, por exemplo, também não passaram incólumes. O de Caxarias está “temporariamente encerrado pelos serviços do Município de Ourém”, conforme pode ler-se, na porta de acesso aos balneários.

625012471_918346877393074_7418368905676718552_n Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Em Caxarias, a Piscina Municipal também fechou portas. A de Ourém estará encerrada à prática desportiva, mas o Município já comunicou que os balneários vão estar abertos à população, ao longo dos próximos dias, pretendendo servir os milhares de municípes que ainda continuam sem água (nem luz) nas suas casas.

GALA-DESPORTO Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

A agenda desportiva para este fim de semana sofreu naturais alterações. Atlético Ouriense, Fátima e Vasco da Gama já comunicaram que todos os jogos das respetivas equipas foram adiados para datas a anunciar oportunamente. A exceção à regra: a equipa sénior feminina do Atlético joga amanhã, em casa do Benfica B, num duelo a contar para a 2.ª Nacional.

2026.10.30-depressao-kristin-seica-5 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

No futsal, idem, idem, aspas, aspas. A Juventude Ouriense adiou o jogo com o Parchalense, decisivo nas contas do acesso ao Apuramento do Campeão da 2.ª Nacional feminina. O Municipal do Caneiro, quartel-general do futsal da JO, está sem energia elétrica e água canalizada.

asf-banner Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

A Associação de Cultura e Desporto de Vale Travesso, que joga no Municipal de Caxarias, já comunicou o adiamento dos jogos das suas equipas de seniores e veteranos, ambos a contar para o Campeonato Distrital do seu escalão. O Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio, sediado no Municipal da Freixianda, tinha desafio marcado para este sábado, em Carvalhos de Figueiredo, no concelho de Tomar, igualmente assolado pelas consequências da passagem da depressão Kristin.

GALA-DESPORTO Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

O Pavilhão da União Desportiva de Pinheiro e Cabiçalva, que acolhe os jogos oficiais das equipas de hóquei em patins da Juventude Ouriense, também sofreu com o impacto da depressão. Uma das principais vias de acesso ficou intrasitável, devido à queda de árvores, a escassos metros da igreja local.

2026.10.30-depressao-kristin-pinheiro-2 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

A entrada principal do pavilhão está inacessível, também por força da queda de uma árvore. Há registo de vidros partidos e pedaços da cobertura pelo chão. O toldo que serve a entrada do bar da UDPC também não resistiu. A agenda do hóquei mantém-se intacta: os sub-13 cumprem jornada de folga na Prova Regional deste escalão; os seniores vão a Santa Cita jogar o clássico com os tomarenses, não havendo ainda sinal de qualquer alteração dos planos.

2026.10.30-depressao-kristin-pinheiro-1 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

O pico da passagem do Kristin deu-se na madrugada de terça para quarta-feira (27 para 28 de janeiro), apresentando maior impacto nos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém. O Concelho de Ourém pontifica entre as regiões mais prejudicadas e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem vindo a reforçar os alertas em relação aos próximos dias.

asf-banner Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

A tempestade passou, mas a previsão de chuva e vento forte está para durar. Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra estão sob alerta laranja, entre as 9 horas desta sexta-feira e as 15 horas de sábado. Ainda que integre o distrito de Santarém, o Concelho de Ourém está geograficamente mais próximo de Leiria, pelo que todo o cuidado será pouco.

pub-derby-1 Kristin arrasa campos e causa estragos nos pavilhões

Juventude Ouriense consegue a segunda vitória consecutiva

imagem-cabecalho-site-derby Juventude Ouriense consegue a segunda vitória consecutiva

Triunfo por 4-1 a dar com seguimento à vitória caseira sobre o Leiria e Marrazes. Azuis somam agora 7 pontos, depois de uma entrada pujante em 2026

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Juventude Ouriense consegue a segunda vitória consecutiva

Com golos de António Brito, Pedro Carvalho, Tiago Rodrigues e Hugo Oliveira, a Juventude Ouriense selou a segunda vitória no campeonato.

GALA-DESPORTO Juventude Ouriense consegue a segunda vitória consecutiva

Uma jornada depois da estreia a ganhar, os oureenses receberam e venceram a Académica de Coimbra B, passando a somar 7 pontos.

asf-banner Juventude Ouriense consegue a segunda vitória consecutiva

Domingo, dia 1, a Juventude Ouriense joga o clássico em Santa Cita, a contar para a 13.a jornada da Zona Sul da Série A da 3.a Divisão Nacional.

pub-derby-1 Juventude Ouriense consegue a segunda vitória consecutiva

Caxarias recupera caminho e Vasco continua imparável

imagem-cabecalho-site-derby Caxarias recupera caminho e Vasco continua imparável

Emblema

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Caxarias recupera caminho e Vasco continua imparável

A vitória caseira sobre o Abrantes B (5-2) foi a 3.ª consecutiva do Caxarias, que já vai em 5 jornadas sem perder na Série B.

A formação da Chã subiu ao 5.º  lugar, estando agora a 5 pontos dos lugares de acesso ao Apuramento do Campeão.

GALA-DESPORTO Caxarias recupera caminho e Vasco continua imparável

Uma das vagas, é virtualmente do Vasco da Gama, que bateu a Atalaiense (3-0) e vai lançado, com 12 vitórias em 12 jornadas.

O emblema de Boleiros-Maxieira é o líder incontestável e já leva 13 pontos de avanço sobre o 4.º classificado, que é a primeira equipa abaixo dos lugares de acesso ao Apuramento do Campeão.

asf-banner Caxarias recupera caminho e Vasco continua imparável

 

 

 

 

 

pub-derby-1 Caxarias recupera caminho e Vasco continua imparável

GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

imagem-cabecalho-site-derby GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Sporting veio à Freixianda dar uma verdadeira ‘masterclass’ da modalidade, numa noite em que o GRUDER provou que é muito mais que um clube: é uma escola de valores, onde também se aprende a jogar futsal de qualidade

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

David contra Golias. Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio contra Sporting Clube de Portugal. Um histórico do Campeonato Distrital de Santarém contra um verdadeiro colosso do futsal europeu e mundial. As diferenças eram abismais mas durante 40 minutos… foi ‘só’ futsal em estado puro.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-49 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Bancada a rebentar pelas costuras, golos em catadupa, ‘apenas’ três para a formação da casa, todos eles ruidosamente celebrados. Sem surpresa, o Sporting venceu: 15-3, na crónica de uma vitória anunciada. A arbitragem, essa esteve a cargo de Cláudio Bica, Sandro Silva e João Ventura, que deram boa conta do recado.

GALA-DESPORTO GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Apostado em surpreender, o GRUDER entrou forte e personalizado e o primeiro remate foi mesmo seu: Fábio Gonçalves foi o primeiro a disparar, forçando Gonçalo Portugal a intervir com reflexos.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-44 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Foi ao 2 minutos e logo a seguir.. vieram os golos. O inevitável Taynan abriu o caminho, Wesley, Bruno Maior, Allan Guilherme e Bruno Pinto também associaram o seu nome à lista de marcadores, mas os mais celebrados foram mesmo os do GRUDER.

asf-banner GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

O primeiro resultou de um autogolo e serviu para reduzir de 3-0 para 3-1; o segundo aconteceu já na 2.ª parte, por obra e graça de João Lima, a castigar o balanço atacante do Sporting, que foi aproveitando para afinar o seu 5×4. Num dos casos, o GRUDER recuperou a bola e João Lima enfiou um chapéu no leão, assinando o momentâneo 10-2.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-53 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Bruno Costa foi revezando os seus guarda-redes e tanto Miguel Antunes como Tiago Palaio tiveram oportunidade para brilhar na baliza da casa. O Sporting marcou mais cinco, mas o último golo (e a grande festa) aconteceu a 10 segundos do fim: numa das melhores jogadas do encontro, o GRUDER deu espectáculo e fechou placard com golo de Luís Pedro à boca da baliza.

GALA-DESPORTO GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

O Pavilhão quase veio abaixo com o terceiro golo do GRUDER, celebrado a preceito como um momento tão merecido quanto inesquecível. A goleada sofrida foi naturalmente aceite sem complexos. E os oureenses vingaram-se logo no dia seguinte: vitória por 8-1, em casa dos tomarenses da Linhaceira, na 1.ª mão dos quartos de final da Taça de Santarém, disputada este sábado, 24 de janeiro.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-29 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Muito mais que o resultado, valeram as emoções espoletadas por um verdadeiro hino ao futsal, onde os ídolos desceram do pedestal para se colocarem ao nível de quem tão bem os soube receber.

pub-derby-1 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

O Sporting veio à Freixianda sem Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta, todos ao serviço de Portugal no Euro 2026. Alex Merlim, o ‘Mago’, também lá está, representando a ‘sua’ Itália, que até perdeu com os lusos na jornada inaugural (6-2).

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-CP-8 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Rocha também não veio, mas na ‘bagagem’ de Nuno Dias estavam outros craques de dimensão global: o histórico João Matos… e o reforço Chishkala, internacional russo que já representou o Benfica e acaba de regressar a Portugal para vestir a camisola do eterno rival. Também veio Zicky Té, quase recuperado de uma lesão grave, mas ainda resguardado pelo seu treinador.

asf-banner GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Tal como João Matos, também Zicky Té foi campeão mundial, europeu e vencedor da Finalíssima. Mas nem o estrelato nem a condição galática, é suficiente para lhes tirar os pés do chão. Tanto um como o outro, distribuíram simpatia antes e depois do jogo, para gáudio das centenas de adeptos presentes no Municipal.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-CP-14 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

O desafio particular surgiu da necessidade do Sporting em preencher o calendário. Estando a Liga Placard em suspenso devido à realização do Europeu, era preciso dar andamento aos leões, que aproveitaram as raízes leirienses de Nuno Dias para realizar jogos de treino na região. Antes do GRUDER, o Sporting defrontou o Pocariça, vencendo por 14-0.

GALA-DESPORTO GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

O Sporting Clube de Portugal arrecadou a primeira edição do Troféu Máximos, que foi também o pontapé de saída nas celebrações do cinquentenário do Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-CP-38 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Fundado em agosto de 1977, o GRUDER celebra 50 anos de vida no verão do próximo ano, mas as comemorações já estão em pleno andamento. Para um clube essencialmente focado no futsal, não poderiam ter começado melhor.

asf-banner GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

O desafio com o Sporting também serviu para comprovar a relevância e a magnitude do GRUDER no seio da comunidade que o envolve.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-116 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Sediado na Ribeira do Fárrio, mas concentrando a sua secção de futsal no Pavilhão da Freixianda, o GRUDER compete atualmente nas provas da Associação de Futebol de Santarém, onde tem inscritas um total de seis equipas, entre petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados e juvenis, movimentando cerca de 80 crianças e jovens, residentes no Concelho de Ourém mas não só.

GALA-DESPORTO GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

E foi isso mesmo que os responsáveis do GRUDER aproveitaram para vincar, fazendo desfilar muitos dos seus jovens craques na entrada das equipas em campo, abrilhantando ainda mais uma noite de verdadeira festa.

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-118 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

Rui Vital, vice-presidente, e Humberto Antunes, vereador do Associativismo, Desporto e Juventude, representaram a Câmara Municipal de Ourém, assistindo ao jogo na companhia de Paulo Nunes, presidente da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, autarquia que abriu a sede da junta à comitiva sportinguista, horas antes do jogo, para uma sessão formal de boas-vindas.

pub-derby-1 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro

2026.01.23-futsal-GRUDER-Sporting-CP-29 GRUDER versus Sporting, David contra Golias, futsal em estado puro