A Seleção Nacional Feminina apurou-se para o Campeonato da Europa pela segunda vez no seu historial, agora com uma oureense em grande destaque: Alice Clemente ajudou (e de que maneira) a embalar Portugal rumo ao EuroVolley 2026, contribuindo para mais uma página dourada nos anais da modalidade.
À entrada para a última ronda de qualificação, Portugal recebeu a Geórgia obrigado a vencer para se apurar. E não era uma vitória qualquer: só o 3-0 interessava. Dito e feito. As lusas revelaram-se implacáveis e carimbaram o passaporte para o Europeu.
Com parciais de 25-8, 26-16 e 25-18, Alice e companhia selaram o apuramento em Santo Tirso. Portugal fechou o Grupo E no 2.º lugar, com 7 pontos, registo suficiente para se qualificar entre os cinco melhores segundos classificados.
Alice, que tinha sido a melhor pontuadora de Portugal no duelo anterior, com a líder Espanha, voltou a exibir-se em grande nível: a zona 4 fatimense voltou a liderar a lista das marcadoras portuguesas, desta vez acompanhada por Amanda Cavalcanti e Margarida Maia, todas com 10 pontos cada.
A próxima edição do CEV EuroVolley Feminino, em 2026, será co-organizada pela Turquia, Chéquia, Azerbaijão e Suécia.A Turquia, atual campeã europeia, será anfitriã desde a fase de grupos até aos jogos das medalhas.
Brno, na Chéquia, acolherá um grupo e metade dos jogos dos oitavos e quartos-de-final. Baku, no Azerbaijão, e Gotemburgo, na Suécia, serão as cidades-sede dos restantes dois grupos.