André Pereira viu o seu nome confirmado entre os portugueses qualificados para a próxima edição do Backyard Ultra World Team Championships, competição internacional agendada para 19 de outubro e disputada em 50 países distintos, de forma simultânea e sincronizada. Vila Verde, no Concelho de Braga, acolhe a edição portuguesa.

A 3.ª edição deste evento reúne os 15 melhores representantes de cada nacionalidade envolvida. O período de qualificação decorreu entre 16 de agosto de 2022 e 15 de agosto de 2024. André Pereira cotou-se como o 16.º melhor português, mas a desistência de um dos portugueses com marca de qualificação colocou este oureense na lista final.

 

Cada país define a localização do seu próprio Blackyard Ultra, estabelecendo um recinto onde os respetivos 15 atletas selecionados vão competir de acordo com os regulamentos: voltas de 6,7 quilómetros, distância equivalente a um ‘yard’, para cumprir em 60 minutos ou menos.

As eliminações vão acontecendo sempre que um atleta não consiga correr um yard numa hora ou menos. O último sobrevivente vence a competição. Muito importante: as backyard ultra acontecem em simultâneo em todos os países envolvidos. Os 15 atletas de cada nação correm com duas motivações (pelo menos): marcar pontos para o seu país e vencer a nível individual, garantindo a qualificação para a finalíssima, a realizar nos Estados Unidos, em 2025.

Cada ‘yard’ completo dentro do período regulamentar, vale 1 ponto para o país em questão. A soma do total de ‘yards’ percorridos pelos 15 atletas de cada país, vai estabelecer a classificação coletiva e consagrar o país vencedor destes Championships.

Natural de Toucinhos, André Pereira representa atualmente o Chamusca Trail. Dois anos depois, prepara-se para voltar a competir num Backyard Ultra World Team Championships. Em outubro de 2022, bateu o seu recorde pessoal, com 30 ‘yards’ concluídos em Proença-a-Nova.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *