Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

imagem-cabecalho-site-derby Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Depressão Kristin deixou um rasto de destruição um pouco por todo o Concelho. Presidente da Câmara Municipal procedeu a um ponto de situação e espera agora que o Governo de Luís Montenegro tenha em conta a dimensão dos estragos provocados

assinatura-derby-Antonio-Adao-1024x114 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, declarou o nosso concelho como “um dos mais fustigados da região”. Em conferência de imprensa, o autarca procedeu a um ponto de situação sobre o impacto da Depressão Kristin em território oureense.

Albuquerque assumiu “danos muito significativos em infraestruturas, equipamentos públicos, rede viária, habitações e serviços essenciais”. Os equipamentos desportivos também não escaparam à passagem deste fenómeno atmosférico e os danos estão bem evidentes na reportagem publicada pelo Derby.

GALA-DESPORTO Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Segundo as informações prestadas à comunicação social, no âmbito desta conferência de imprensa, “cerca de 30 mil pessoas continuam sem fornecimento de energia elétrica e aproximadamente 40% da população permanece sem acesso à rede de água”.

2026.10.30-depressao-kristin-atletico-5 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

As melhores previsões apontam que seja reposta, até ao final desta sexta-feira, o abastecimento a cerca de 60% dos munícipes. Ao nível das comunicações, foi dada a indicação de que “apenas existe sinal da operadora MEO nas cidades de Ourém e Fátima”, razão pela qual a maior parte das freguesias continuam sem acesso a telecomunicações ou serviços de internet.

asf-banner Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Luís Miguel Albuquerque confirmou que solicitou formalmente ao Governo a declaração do estado de calamidade para o Concelho de Ourém, considerando a dimensão excecional dos estragos. “Apesar de ainda não existir comunicação oficial, o autarca manifestou a convicção de que Ourém será abrangido, defendendo igualmente um reforço do apoio por parte de entidades externas como o Exército, nomeadamente com equipamentos pesados e geradores”, pode ler-se na nota de imprensa enviada às redações.

2026.01.30-depressao-kristin-protecao-civil-luis-albuquerque-rui-vital-1 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Um dos maiores entraves à reposição da normalidade consiste nos constrangimentos causados pela queda de árvores, um pouco por todo o concelho. “Dos cerca de mil quilómetros de estradas municipais, aproximadamente oitocentos encontravam-se obstruídos na madrugada da tempestade, deixando o território praticamente isolado e sem comunicações”, frisou Albuquerque.

GALA-DESPORTO Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Além das estradas e dos equipamentos desportivos que dão palco aos clubes oureenses e a milhares de praticantes, há a lamentar os danos verificados em locais históricos e pontos de interesse como o Castelo de Ourém e o próprio edifício-sede do Município.

624479364_918657027362059_6695911793162772543_n Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Conforme o Derby noticiou, o Município decidiu disponibilizar os balneários da Piscina Municipal de Ourém, que estarão de porta aberta à população, ao longo de todo o fim de semana. Casa do Administrador e Teatro Municipal de Ourém também vão estar à disposição, para carregamento de equipamentos e utilização de postos de trabalho com acesso à internet. A Biblioteca Municipal também disponibilizou sete computadores fixos com acesso à internet. Não tendo informado sobre horários adicionais, supõe-se que não estejam disponíveis no fim de semana.

 

pub-derby-1 Albuquerque já solicitou declaração do Estado de Calamidade

Partilhar

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *