

Mão cheia de golos e primeira vitória oficial da temporada. O Atlético Ouriense estreou-se a ganhar na 1.ª Fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Nacional, ao vencer o Estoril Praia, este sábado, na Caridade.

A turma de João Ferreira venceu por 5-1, numa vitória justa, que só peca pelos golos que as oureenses ficaram a dever a si próprias. Perante um Estoril preparado em cima do joelho, o Atlético não facilitou e somou os primeiros 3 pontos, uma semana depois da derrota em casa do Benfica ‘B’.
Marta Melão assinou o primeiro golo da tarde (24’), colocando o Atlético na frente, já depois de um bom par de ocasiões desperdiçadas. Encostado atrás, o Estoril nunca deixou de tentar lançar-se na frente, chegando ao empate num lance perfeitamente evitável, mas que acabou mesmo no fundo das redes de Elena Cosmo, impotente para travar o remate de Mariana Basílio, sem oposição e já no interior da pequena área, aos 33 minutos.

Apesar do revés, as oureenses mantiveram a calma. Respiraram fundo e continuaram a visar a baliza adversária. Com muito critério… e ainda maior ineficácia. Entre uma bola no poste, outras defendidas em cima da meta ou esbanjadas pela linha final, sobraram oportunidades para o Atlético voltar à vantagem, mas foi preciso esperar pelos 56 minutos para começar a respirar de alívio.

Ana Castro furou a defensiva estorilista e acabou derrubada no interior da área. Perto do lance, a árbitra do encontro não hesitou, assinalando castigo máximo. Na conversão do pontapé de penálti, Jenifer Oliveira puxou dos galões de especialista e deixou Margarida Costa pregada ao chão. A guarda-redes e capitã das canarinhas evitou outro punhado de golos ao longo de todo o jogo, mas, sozinha, não encontrou argumentos para evitar a derrocada.

O Atlético dominou, abafou e venceu pelo cansaço, obrigando o Estoril a ruir qual castelo de cartas. Jenifer voltou a marcar, com elevada nota artística, num remate colocado que ainda foi à trave antes de tocar a zona de golo. Estavam decorridos 77 minutos e a questão ficou logo ali arrumada.
Mas as oureenses queriam mais. E como não há fome que não dê em fartura, o resultado engordou: 4-1 por Flávia Fartaria (88’) e 5-1 por Sara Coutinho (90’+4).

Além da vitória e dos 3 pontos, o resultado foi igualmente importante pelo volume que as oureenses lhe conseguiram dar.

Numa 1.ª fase com apenas 7 jornadas e a obrigatoriedade de terminar entre os quatro primeiros, fazendo apenas três jogos em casa, nada como construir um ‘goal average’ que lhe permita enfrentar a calculadora com maior tranquilidade.

Segue-se uma visita ao histórico Futebol Benfica, agendada para 11 de outubro, na 3.ª jornada. O Fofó lidera a tabela, a par do Benfica ‘B’, ambos com 6 pontos, após duas vitórias nas primeiras duas rondas.
Consulte aqui os resultados e as classificações do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.



