A Juventude Ouriense entrou com o pé esquerdo na nova temporada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, ao perder em casa com o Atlético Povoense, na 1.ª jornada da Série Sul.
A formação de Vila Franca de Xira impôs-se no Caneiro, vencendo por 2-1, num jogo aparentemente equilibrado, mas decidido a favor das visitantes já no decorrer da 2.ª parte. Alípio Matos, antigo treinador e diretor do futsal masculino do Sport Lisboa e Benfica, entrou a ganhar no comando do Povoense.
Depois de uma primeira parte intensa, com oportunidades flagrantes e Pipa Alves (JO) e Teresa Rodrigues (UAP) em grande forma nas respetivas balizas, o Povoense abriu a contagem aos 6 minutos do segundo tempo, quando Beatriz Oliveira conseguiu quebrar a muralha oureense.
A Juventude Ouriense acusou o toque e pior ficou quando as adversárias voltaram a marcar, desta vez por Leonor Barbieri, a meio da 2.ª parte (11’). Com 9 minutos para jogar, a turma de Gonçalo Oliveira demorou a reagir. O treinador insistiu na importância de acreditar até ao fim e as jogadoras responderam forçando um autogolo, a 3 minutos do fim de um jogo com (boa) arbitragem a cargo das leirienses Sara Joaquim e Ana Familiar.
A reação já não chegou a tempo de picar o ponto mas deixou bons indicadores para os próximos compromissos. O próximo duelo seria com o Clube Recreativo Instrução Alhadense, mas o embate com este conjunto da Figueira da Foz deverá ser adiado para data a confirmar.
A 1.ª jornada só teve outro jogo realizado este fim de semana, terminando com a vitória do SCU Torreense em casa do Sporting CP: 2-1 para a formação de Torres Vedras, em pleno Pavilhão João Rocha.
Também na 2.ª Nacional, mas na Série Norte, destaque para a estreia oficial da oureense Ana Rita Marques com a camisola do Viseu 2001: a antiga capitã da Juventude Ouriense consta da ficha de jogo na derrota averbada pelas viseenses em casa do Maia FC (4-0).