Marco Pires viveu uma estreia de sonho pelo Centro Desportivo de Fátima, ao saltar do banco para marcar o primeiro golo fatimense na presente edição do Campeonato de Portugal, garantindo igualmente o primeiro ponto na competição.
O Atlético Marinhense adiantou-se a meio da primeira parte, com golo de Rayan Santos a avivar fantasmas da primeira jornada. Ainda com a derrota caseira perante o União da Serra atravessada na garganta, o Fátima engasgou-se mas recompôs-se, sobretudo depois das alterações promovidas por Gonçalo Carvalho.
Foi ao banco que o treinador foi buscar crédito para resgatar 1 ponto e evitar maior prejuízo. Lançado aos 65 minutos, Marco Pires empatou o jogo aos 69, na recarga a um remate de Diogo Gonçalves, que também entrara quatro minutos antes.
O golo da igualdade acordou a equipa e os adeptos da casa, mas o Marinhense não tardou a responder. Dois lances de perigo iminente lançaram o pânico na área de Tetteh. O árbitro não atendeu aos pedidos de penálti no primeiro, mas apitou prontamente no segundo. Balde de água fria para os lados de Fátima e… gelada na Marinha Grande.
É que Rayan Santos ensaiou um número que só visto… O avançado visitante caminhou pé ante pé para a bola, mas demorou uma eternidade e acertou no infinito. Bola ao lado, ou por cima, ou ao lado e por cima, melhor escrevendo.
O Fátima recuperou do baque, voltou a lançar-se na frente, mas faltaram pernas (e talvez maior crença) para acabar em festa. Do mal, o menos: salvou-se o ponto. O primeiro do Centro Desportivo de Fátima na presente edição da Série C do Campeonato de Portugal.
Com apenas 1 ponto em 6 possíveis, o Fátima segue na cauda da tabela, com um jogo em atraso, em virtude do adiamento da visita ao Lusitânia. Tal como o Derby noticiou, as equipas açorianos (Lusitânia e Lajense) continuam sem ir a jogo, devido à falta de ligações aéreas entre o continente e os Açores (e vice-versa).
Ainda nesta jornada, destaque para a sensacional vitória da União Desportiva da Serra em casa da Naval 1983: 5-3 para os serranos, que voltaram da Figueira da Foz em festa, com 7 pontos e a liderança na bagagem.
CAMPEONATO DE PORTUGAL
CD FÁTIMA 1-1 AC Marinhense
3.ª jornada | Série C
Estádio Municipal Papa Francisco
Eira da Pedra, Fátima
24 de agosto de 2025
EQUIPA DE ARBITRAGEM
Árbitro: Nuno Guerra (AF Coimbra)
Árbitros Auxiliares: Ricardo Vinagre e João Rua Ferreira
CD Fátima: Tetteh; Ganso [cap] (Tiago Freitas, 45′), Dinis, Geadas, Bruno Beato; Alex Silva, Morgado (Marco Pires, 65′), Miguel Pinto (M’Buli Nhaga, 65′); Martim Santos (Diogo Gonçalves, 65′), Lucas Marques (Lucas Russo, 45′), Tiago Silva.
Suplentes não-utilizados: Batalha, Ivo Cristo, Francisco Ferreira e Zé Maria.
Treinador: Gonçalo Carvalho.
AC Marinhense: Framelin; Brahima, Luiz Neto, Pablo Veloso (Rafael Gomes, 60′), Davi Gomes; Arnold (Cristiano Abreu, 40′), Filipe Oliveira, Gonçalo Batalha, Ricardo Matias; Rayan Santos (Miguel Lopes, 85′), João Vieira [cap].
Suplentes não-utilizados: Pedro Ribeiro, Rui Henriques, Vicente Abreu, Francisco Santos, Diogo Costa e Cobert Chimedza.
Treinador: Rui Sacramento
Disciplina: cartões amarelos a Ricardo Matias (32′), Bruno Beato (35′), Rayan Santos (42′), Framelin (58′), Cristiano Abreu (64′), Arnold (74′, no banco), Diogo Gonçalves (76′) e Davi Gomes (84′).
Golos: 0-1 Rayan Santos (25’); 1-1 Marco Pires (69’).
Consulte aqui todos os resultados e a classificação do Campeonato de Portugal.