Filipe Costa qualificou-se para a lendária UTMB Mont-Blanc, a ultra maratona de montanha que dá corpo às UTMB World Series Finals, e que expõe os seus participantes à dureza de uma travessia dos Alpes, com passagem incluída por França, Itália e Suíça.

O capitão do Clube Desportivo de Espite acedeu ao lote dos qualificados, depois do bom resultado alcançado nos 55k do prestigiado UTMB Val D’Aran, realizado em Espanha, a 5 de julho.

Filipe foi 26.º classificado numa tabela geral com 1402 finalistas, garantindo a qualificação para Mont-Blanc à conta do seu pódio de escalão: 2.º lugar entre os atletas M40.

Apenas os 10 primeiros à geral e os vencedores de cada escalão teriam qualificação garantida, mas a organização decidiu alargar o leque de apurados, premiado o desempenho deste representante oureense, numa prova marcada pelos 3300 metros de desnível positivo e pelos 3700 de negativo.

Filipe Costa recebeu a confirmação da qualificação, dias depois do brilharete em Espanha, e não foi o único atleta de Espite a garantir um lugar nas UTMB World Series Finals.

Joana Cordeiro foi 15.ª da geral feminina e 1.ª classificada entre as F35. Sofia Vieira, 17.ª entre as 245 finalistas, foi 4.ª no escalão F40. Pelo resultado alcançado no respetivo escalão, também garantiram um bilhete para Chamonix.

Igualmente em representação do Clube Desportivo de Espite, destaque para a presença de Pedro Calisto no top 50: 46.º lugar numa geral dominada pelo italiano Nadir Maguet, grande vencedor deste UTMB Val D’Aran, realizado na Catalunha. André Barros também conseguiu fechar prova (342.º).

Inserido nas UTMB World Series Finals, o UTMB Mont-Blanc parte da idílica Chamonix francesa para um previsivelmente duro ‘passeio’ pelos Alpes gauleses, italianos e suíços.

O UTMB Mont-Blanc apresenta-se como o maior e mais aclamado evento de trail running do Mundo. “Realizado pela primeira vez em 2003, moldou o espírito das UTMB World Series, representando pessoas apaixonadas que compartilham o espírito montanhoso”, pode ler-se, na página oficial deste evento.

As UTMB World Series Finals consistem em três corridas principais: OCC (50K), CCC (100K) e UTMB (100M). Filipe Costa está qualificado para os 50 quilómetros de um evento agendado para agosto de 2026.

Foi a estreia internacional de Filipe Costa em representação do Clube Desportivo de Espite, mas o ‘Atleta do Ano 2023’ para o Município de Ourém já tinha representado a Seleção Nacional de Portugal nos Campeonatos Europeus de Trail e Montanhismo, realizados em França, entre maio e junho do ano passado.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *