Adepto confesso do desporto e autarca particularmente empenhado na divulgação do Concelho de Ourém, Luís Miguel Albuquerque justificou a aposta da Câmara Municipal na edição deste ano dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada.
«Ourém tem apostado no ciclismo como forma de promover o nosso território. Há dois anos, tivemos aqui uma etapa da Volta a Portugal; e no ano passado, recebemos a Volta a Espanha», recordou o autarca, lembrando o sucesso de adesão de dois eventos velocipédicos que trouxeram ao Concelho dezenas de milhares de visitantes.
Se Alvaiázere recebe as provas de contrarrelógio, Ourém já ganhou a prova ao sprint, tendo em conta o curto espaço de tempo para preparar uma empreitada que envolveu o único atleta olímpico da história do nosso Concelho.
«Esta ideia surgiu há cerca de dois meses. Eu estava no estrangeiro quando o David Rosa me ligou a dizer que havia esta possibilidade e a perguntar se estaríamos interessados. Disse-lhe logo que tínhamos de reunir e aferir condições. Juntamente com o Município de Alvaiázere e com a ajuda da Turismo do Centro, chegamos a um entendimento bom para todas as partes», contou Albuquerque.
Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada rolam já no próximo fim de semana, mais precisamente entre sexta-feira e domingo. Ourém recebe as provas de fundo e Luís Albuquerque garante que «estão reunidas todas as condições para uma grande prova de ciclismo» na nossa região.
«Este ano surgiu esta oportunidade, que agarrámos porque nos parece muito importante, uma vez que o ciclismo é um meio muito importante para a divulgação dos territórios, quer através das transmissões televisivas, quer pela presença da comunicação social. Estou certo de que, durantes estes três dias, a região de Alvaiázere e Ourém será a capital do ciclismo. Daqui sairão imagens potenciadoras da nossa região, que poderão catapultar ainda mais este belo território da zona centro de Portugal», reforçou, durante a apresentação oficial do evento, realizada a 17 de junho, no Edifício Multiusos de Caxarias.
«Este espaço foi inaugurado há menos de um ano e entendemos que seria a localização ideal para esta apresentação, já que estamos a meio caminho entre as sedes dos concelhos de Alvaiázere de Ourém», explicou, sobre o Edifício Multiusos, inaugurado a 21 de outubro de 2024 e concebido para acolher o novo Centro de Saúde de Caxarias e a nova sede da Junta de Freguesia local.
Luís Miguel Albuquerque foi o anfitrião da apresentação oficial, recebendo, entre outras individualidades, o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Guerreiro, o presidente da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, e o presidente da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa.