Depois da Volta a Portugal em Bicicleta, depois da Vuelta a Espanha, eis Ourém de regresso ao centro das atenções do calendário velocipédico, desta vez através da edição deste ano dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada.

A competição desenrola-se no próximo fim de semana, dividida entre os municípios de Alvaiázere e Ourém, mas com o território oureense a centralizar grande parte dos títulos em discussão.

Alvaiázere será palco das provas de contrarrelógio, agendadas para sexta-feira, 27 de junho. Sábado e domingo, a ação concentra-se em Ourém, junto ao Teatro Municipal, onde estará instalada a partida e a chegada das etapas.

Ali será dado o tiro de partida para todas as provas de fundo do calendário oficial desta competição. Sábado, rolam o Campeonato Nacional de Femininas (prova de 90,8km, com início às 9h30) e de Sub-23 Masculinos (145,8km, com partida às 14h30).

Domingo, sai para a estrada a prova rainha: o Campeonato Nacional de Elites Masculinas, com 174,5km para rolar e passagem garantida por Pêras Ruivas (partida oficial em plena Rua Luís de Camões), Chão de Maçãs, Formigais, Freixianda, Caxarias, Cercal, Fátima, Lagoa do Furadouro, Vilar dos Prazeres, entre outras localidades oureenses.

Nos contrarrelógios de Alvaiázere, os paraciclistas, as atletas femininas e os sub-23 masculinos vão percorrer 22,2 quilómetros, enquanto a elite masculina terá pela frente uma prova de 25,1 quilómetros.

Nas provas de fundo, em Ourém, masters e elites femininas vão correr na versão curta do circuito, com diferentes números de voltas de acordo com as categorias – M60 e M50 correm duas voltas (45,4 km); M40, M30 e sub-23, três voltas (68,1 km); elite feminina, quatro voltas (90,8 km).

Os sub-23 e os elite masculinos vão completar uma volta grande, entrando depois no circuito de 28 quilómetros, marcado pela subida ao Castelo de Ourém: duas voltas para os jovens, num total de 145,8 quilómetros; três voltas para a elite, num total de 174,5 quilómetros. Os paraciclistas rolam num circuito próprio, com 12,9 quilómetros.

A edição deste ano promete uma forte adesão do público e uma cobertura mediática expressiva, com especial destaque para a transmissão televisiva em direto das provas de fundo nos canais RTP.

Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada foram oficialmente apresentados no Edifício Multiusos de Caxarias, a 17 de junho, na presença dos presidentes das câmaras municipais de Alvaiázere e de Ourém, acompanhados por Cândido Barbosa, presidente da  União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *