

O primeiro troféu da história do Torneio Internacional Jovens Pela Paz foi para França, mais precisamente para a vitrine do FC Lourdais, emblema gaulês que conquistou a primeira edição desta competição, promovida pelo Município de Ourém e pelo Clube Atlético Ouriense.

A formação de Lourdes fez a festa maior, mas só garantiu o primeiro lugar no desempate por penáltis, levando a melhor sobre o Atlético, numa final discutida até ao último remate. Depois de um empate a uma bola, os franceses levaram a melhor nos tiros livres, vencendo por 3-2.

Os polacos do Karol Wadowice fecharam o pódio, na sequência de um triunfo robusto, no duelo de atribuição do 3.º e do 4.º lugar: 9-0 sobre os eslovacos do FK Levoca.

CCD Caxarias, CD Fátima, CD Vilarense e Vasco da Gama também estiveram em ação, nesta primeira edição do Torneio Jovens Pela Paz, destinado a equipas de infantis e disputado na vertente de Futebol 7.

Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, fez questão de acompanhar o torneio ao logo do último fim de semana. Presente também na cerimónia de entrega de medalhas e troféus, o autarca sublinhou “um profundo agradecimento a todos os intervenientes, numa iniciativa de sucesso, que deve ser replicada e que permitiu estreitar ligações entre os vários municípios estrangeiros participantes”.

Além das cinco formações oureenses, este evento também contou com a participação de sete emblemas internacionais: FC Lourdais (França), FK Levoca (Eslováquia), JFG Ötting Inn (Alemanha), Karol Wadowice (Polónia), Raseiniai (Lituânia), Sportova Czestochowa (Polónia) e Uhersky Bro (Chéquia).

As formações internacionais viajaram desde Altötting (Alemanha), Czestochowa (Polónia), Levoca (Eslováquia), Lourdes (França), Raseiniai (Lituânia), Uherský Brod (Chéquia) e Wadowice (Polónia). Em comum, todas estas cidades e/ou municípios celebraram acordos de geminação com Ourém.
Consulte aqui todos os resultados e as classificações do 1.º Torneio Jovens Pela Paz.



