A Seleção Nacional feminina assinalou a sua primeira participação de sempre na Liga de Ouro com apenas duas vitórias em seis jogos. O registo não foi suficiente para aceder à Final Four, mas esse era um objetivo praticamente inalcançável face ao poderio da maioria das seleções adversárias.
O grande objetivo, esse foi garantido: Portugal assegurou a manutenção no escalão principal desta competição inter seleções.
Comandadas por Hugo Silva, as lusas despediram-se da sua primeira participação, no último domingo, 15 de junho, com uma derrota perante a Hungria, em Kaposvár: 3-1 para as magiares, que alinharam perante os seus adeptos, a fechar o Torneio 9 desta edição da Liga de Ouro.
Três dias antes, na sexta-feira, igualmente em Kaposvár, Portugal batera a Seleção Nacional de Montenegro, por 3-1, naquela que foi a segunda vitória consecutiva na prova, depois do sucesso perante a Eslovénia, no fim de semana anterior: 3-1, em Vila do Conde, palco do Torneio 5 da competição.
As primeiras vitórias lusas na Golden League tiveram um cunho oureense: Alice Clemente foi eleita a jogadora mais valiosa nos embates com eslovenas e montenegrinas, destacando-se com uma figura central no sucesso de Portugal.
A Seleção Nacional Feminina despede-se da European Golden League com a sensação de dever cumprido, uma vez que o 10.º lugar na tabela final bastou para selar a manutenção no escalão máximo do vólei de seleções europeias. Roménia, Hungria, Ucrânia e Suécia jogam a Final Four, a 28 e 29 deste mês.